Morungaba lança Sistema de Inteligência Turística e Marca Turística

Evento foi aberto ao público e marca nova fase do turismo no município.

O Teatro Municipal Fioravante Frare recebeu, na última quarta-feira (16/11), autoridades locais, comerciantes, artesãos e população em geral para o lançamento do Sistema de Inteligência Turística de Morungaba e da nova marca turística do município.

Logo na entrada do Teatro, o público teve a oportunidade de conhecer a marca turística em uma exposição de diferentes peças produzidas na Oficina de Designer de Souvenirs – realizada recentemente como parte do projeto – e também do Mapa Turístico, que trouxe os principais pontos de visitação da Estância.

O diretor-executivo da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística), Dener Fonseca, abriu o evento apresentando o Sistema de Inteligência Turística (SITUR Morungaba): “É uma tecnologia inédita na área de política pública voltada para o turismo, pois é possível cruzar informações de outras bases de dados para entender como se dá o fluxo de visitantes em determinado período, por exemplo”, explicou.

Integrado ao SITUR, uma ampla plataforma on-line com o domínio minhamorungaba.sp.gov.br já está em funcionamento e proporcionará aos empreendedores do setor um espaço para disponibilizar informações sobre seus negócios. Este ambiente será atualizado pelos próprios agentes turísticos por meio de um login e senha na plataforma.

A técnica em turismo do Departamento de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Débora Frare, explica que “essa plataforma reúne todos os dados do Cadastro Municipal de Turismo e facilitará o acesso a estas informações de maneira organizada e atualizada, já que os dados serão alimentados pelos próprios empresários do setor. É uma tecnologia que proporcionará muita facilidade no levantamento de índices sobre disponibilidade de leitos, por exemplo, e outros dados e indicadores necessários para planejar ações voltadas ao crescimento do turismo local. Por outro lado, o Portal Oficial Turístico de Morungaba disponibilizará as informações necessárias voltadas aos visitantes, como meios de hospedagens e alimentação, atividades e atrativos turísticos, produtos locais, eventos, entre outros”.

O diretor da ABET também apresentou o Totem Turístico que o município deverá instalar em pontos estratégicos e levar a eventos e campanhas relacionadas ao setor. Assim como o portal, o totem também proporciona informações úteis para visitantes e aproxima-os do que o município tem a oferecer.

Durante a apresentação, o encarregado de turismo do departamento e presidente da Câmara Municipal, Tomás Federicci, ressaltou a importância da multiplicação das informações turísticas sobre a Estância pela própria população e também o incentivo junto aos alunos da rede municipal para propagarem esses conteúdos: “Hoje nossas trilhas, que levam a paisagens belíssimas em meio à natureza, não só são reconhecidas e valorizadas pelos próprios munícipes, como também são um grande atrativo para importantes eventos esportivos que trazem muitas pessoas para a cidade”.

Muito aplaudido, o vídeo de apresentação da marca turística explicou a identidade visual, justificando os elementos ilustrativos e ressaltando o bambuzal na entrada principal da cidade, que é uma das grandes características da paisagem natural local.

Como parte do programa, recentemente uma oficina gratuita de Design de Souvenirs ensinou aos participantes como aplicar a marca turística com a finalidade de divulgar Morungaba. Os certificados da oficina foram entregues aos participantes ao final do lançamento dessa noite.

Outra oficina realizada no último mês, foi a de Formatação de Produtos e Experiências Turísticas Gastronômicas, que exaltou os produtos que fazem parte da identidade local e que podem se tornar experiências para os visitantes.

“O SITUR é parte de um amplo programa de Desenvolvimento de Turismo que envolve ainda outras ações em prol do crescimento do setor em nossa cidade. Espero que tenham gostado da Marca Turística e do Portal, pois este possibilitará unir as ações do poder público e da iniciativa privada em um planejamento que busque um fluxo de turistas na Estância em todos os finais de semana. Hoje estamos recebendo oficialmente essas ferramentas, então a partir de agora é ‘mãos à obra’!”, disse o prefeito da Estância Climática de Morungaba, Marquinho Oliveira.

Também estiveram presentes no evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sonia de Oliveira; o vice-prefeito Luis Fernando Miguel e sua esposa Eliana Miguel; os vereadores: Antônio Salvador Marques, João Luciano Frare, Luis Carlos de Lima, Luis Manoel Freitas, Ramon de Moraes, Reinaldo Barbosa, Rogério Fanchin e Virgílio Elias Junior; os diretores: Leninha Spiguel Polizello (Educação), Carlos Adriano Frare (Finanças), Clara Geromel (Meio Ambiente e Agricultura), Monique Molena (Ação e Inclusão Social) e Marcel Antonio Assis Mendes de Oliveira (Planejamento e Desenvolvimento), e o chefe da Divisão de Turismo da Prefeitura de Jarinu, Bruno Nery.

Deixamos aqui um agradecimento especial aos participantes das Oficinas:
*Oficina de Formatação de Produtos e Experiências Turísticas Gastronômicas:
-Larissa e Lenise, da Origem Chocolates
-Família Ciconato, do Isabelle Café Especial
-Edilson Caetano, do Morungamel
-Alexandre Paschoalin, d’A Toca
-Semilyana, d’O italiano Café
-Silvana e Tadeu, da Dall’Acqua Massas Artesanais
-Carla, do Villa Gade
-Dona Rosa, do Art Café
-Felipe, da Cachaça Fé

*Oficina de Design de Souvenirs:
-Adriano Rodrigues Barbosa
-Ana Elisa Gargione
-Andrea Baptista Pereira da Cruz
-Cicera Maria Silva de Lima
-Claudete Aparecida Bovolenta
-Dina Bastos Ramos
-Elizama Cruz de Souza
-Ivanilde Forssetto
-Luciani de Palma Zanetti
-Maria Torres
-Marilene Soares Pereira de Oliveira
-Miriam Maria Silva
-Patrícia Varela Muratori
-Rosangela Tombi de Vicentis
-Simone Marques Andreassa

Outras notícias

Menu