São José do Rio Pardo recebe evento de start dos trabalhos de atualização do Plano Diretor de Turismo

Encontro apresentou o SITUR – Sistema de Inteligência Turística para os presentes e mostrou como a ferramenta poderá ser usada para impulsionar o setor.

“Como rio-pardense, 16 de setembro ficou marcado para mim como o dia em que estamos iniciando uma nova e diferenciada fase do projeto de reestruturação turística de São José do Rio Pardo”. Assim o prefeito Marcio Calegari Zanetti abriu o evento de apresentação do maior projeto turístico que a cidade já teve – que consiste na atualização do Plano Diretor de Turismo, na criação da nova marca turística e na implantação do SITUR).

O encontro aconteceu no auditório da Associação Comercial e recebeu representantes do trade e do Poder Público, que puderam ficar a par sobre quais serão as fases do projeto.

O diretor-executivo da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística), Dener Fonseca, falou sobre o SITUR e que tipo de soluções ele trará para o município: “O SITUR é uma plataforma on-line, um painel administrativo em que gerenciamos informações e, com ele, conseguimos saber quantos hotéis temos hoje, quantos tínhamos no ano passado, o comportamento do turista que procura e/ou vem à cidade (mapeando-os, por exemplo, em plataformas como Booking e TripAdvisor), quantos produtos temos na prateleira para oferecer aos visitantes, entre várias outras informações. Muitas vezes, os negócios turísticos têm muitos produtos legais, mas o trade não consegue se vender, tem dificuldade de colocar o botão de compra onde o turista está. E o Sistema ajuda a sanar esses gargalos”.

Para o diretor de fomento ao turismo, Mauro Amaral, “nossa cidade já tem fatores históricos interessantes (como a presença de Euclides da Cunha) e acredito que também temos um bom potencial para investir no turismo de natureza. Estamos fazendo obras de limpeza do nosso rio e a expectativa é que em alguns meses ele estará apto para receber diversas atividades turísticas. O primeiro Plano Diretor de Turismo foi feito em 2016 e ainda não conseguimos atualizá-lo. Acredito que com a implantação do SITUR ficará muito mais fácil gerenciar a atualização de dados e isso vai nos deixar munidos de informações reais para seguirmos nosso planejamento para os próximos 30 anos, o que estamos chamando de Rio Pardo 2050”.

Em uma das etapas da implantação do SITUR, será feito o desenvolvimento do Portal Turístico oficial do município e isso vai ajudar a impulsionar os negócios locais, como explica Fonseca: “Trabalhamos com dois tipos de portais: um para o visitante/morador (com experiências no varejo, no modelo B2C) e outro para agentes de viagens (com experiências no atacado, pacotes para grupos e facilidades para organizadores de eventos, no modelo B2B). Essa formatação faz parte da metodologia de inovação da ABET e ainda não é muito comum no Brasil, ou seja, é uma forma de diferenciar o destino turístico. Esses são apenas alguns dos benefícios que a plataforma oferece e um dos pontos mais interessantes sobre o Sistema de Inteligência Turística é que a iniciativa privada não paga para usar, pois é um investimento que a Prefeitura já está fazendo”. Zanetti partilha dessa visão: “Quem faz o turismo acontecer é a iniciativa privada e estamos fornecendo as ferramentas para isso”.

Para o diretor-presidente do Departamento de Esportes e Cultura (DEC), Agenor Ribeiro, esse é um momento histórico para a cidade: “É a primeira vez que vejo um start real da coisa acontecendo, se materializando. Estamos terminando nosso calendário anual de eventos e planejamos atrações semanais e quinzenais com música, dança e poesia, além de 6 grandes eventos por ano. Com o SITUR – e o projeto de atualização do Plano Diretor de Turismo –, quero entender se estamos caminhando ao encontro da  nossa vocação”.

Na prática, sabemos que é impossível gerir o turismo de uma cidade sem um sistema eficaz. A fonte de dados (reais e sempre atualizada) facilita a criação de produtos turísticos e a divulgação de maneira assertiva e para os públicos de interesse do trade.

Veja abaixo nossa galeria de fotos do evento.

Outras notícias

Menu