Projeto do SEBRAE-TO faz Inventário da Oferta Turística e mapeia o que o município tem a oferecer para os turistas que visitarem a região.
As pesquisas de campo – parte dos trabalhos entre o SEBRAE-TO, a Prefeitura Municipal de Araguatins e a ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) – foram um sucesso e já começam a mostrar os primeiros resultados: os pesquisadores conseguiram levantar dados que mostram a capacidade de atendimento de equipamentos de hospedagem e de alimentação, além de espaços para eventos e atrativos turísticos da cidade.
Segundo Wanderley Ribeiro, secretário municipal de Esporte, Turismo, Cultura e Juventude de Araguatins, “a receptividade das pessoas que receberam a visita da equipe da ABET foi um sinal muito positivo de como nosso povo está atento e ansioso pelas oportunidades de impulsionar o turismo no município e o trade turístico também está bem-motivado e disposto a contribuir para o sucesso do projeto. Araguatins conta com muitos pontos turísticos, mesmo sem ser na época de veraneio, e isso nos dá fôlego para movimentar o setor por aqui o ano inteiro. Até agora, os dados colhidos nos mostraram pontos importantíssimos no desenvolvimento desse trabalho: foram catalogados 326 leitos, assim como três espaços para a realização de eventos (sendo que um deles, o Las Vegas Eventos, consegue receber 600 visitantes), temos capacidade de atendimento para 3.155 pessoas em equipamentos de alimentação e, só no Balneário Recanto da Natureza, é possível receber cerca de 180 visitantes. Nossas expectativas estão altas, pois acreditamos que com o Inventário da Oferta Turística e o Plano Estratégico que está sendo desenvolvido, vamos conseguir melhorar a visitação no município e fazer com que esses turistas queiram voltar sempre.”
Araguatins destaca-se pela abundância de água doce às margens do Rio Araguaia (um dos pontos fortes da região) e, além da temporada de praia, o artesanato local e os eventos oficiais – como o Carnaval, o Campeonato de Pesca Esportiva, o tradicional Aniversário de Araguatins, os eventos de Motocross, a Expoatins Agropecuária, o Sarau do Cerrado e o encontro de lanchas – também chamam muito a atenção do visitante que vai à cidade.
Turismo sustentável para benefício de todos
O Planejamento Turístico do município visa, entre outras coisas, auxiliar os comércios locais a se desenvolverem econômica e socialmente, e um dos empreendimentos que tem muito a ganhar com a estruturação do turismo na cidade é a Ecosol (Feira do Produtor Rural de Araguatins), espaço que recebe apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação de Araguatins, em que mais de 80 produtores rurais participam ativamente da venda de seus produtos. Quem falou um pouco da importância dos trabalhos que estão sendo feitos é a coordenadora interina da Feira Ecosol, Nelquiane Rocha.
“Nossa feira é de extrema importância para os moradores de Araguatins e de cidades próximas. Ela acontece às quartas-feiras, recebe em torno de 500 pessoas e movimenta cerca de R$ 20 mil por dia. Além de gerar renda para os agricultores e famílias locais, fazendo com que o dinheiro circule pela própria cidade, ela atua como vitrine de produtos (como açaí, milho, mandioca, abóbora, galinha caipira e quitutes regionais) e serviços que temos a oferecer tanto para a comunidade quanto para os visitantes, levando o nome do município para além das nossas fronteiras. Investir em ações em prol do turismo impacta diretamente também na nossa feira, pois é um incentivo extra para melhorarmos a qualidade e a quantidade do que é ofertado, uma vez que terão mais pessoas transitando por aqui, além de nos ajudar a conquistar novos interessados em participar da Ecosol e fazê-la prosperar cada vez mais”.
SEBRAE-TO é fundamental para o desenvolvimento do Turismo no estado
Parte do trabalho de desenvolvimento e promoção do turismo está em preparar os empreendimentos locais para atender e receber bem seus visitantes. Nesse processo, as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) merecem uma atenção especial, e o Sebrae atua forte na preparação e integração delas em toda a cadeia produtiva quanto à geração de riquezas e também quanto ao desenvolvimento de uma região ou território, promovendo novos postos de trabalho e valorização econômica dos patrimônios natural e cultural brasileiros.
De acordo com superintendente do Sebrae-TO, Moisés Gomes, “uma iniciativa organizada sob forma de projeto para apoiar a competitividade das empresas precisa contar com a integração de competências e atribuições dos diversos atores institucionais. É preciso buscar a construção de verdadeiras alianças com cada instituição, percebendo claramente a importância da atuação sinérgica para geração de ganhos, tanto para os parceiros quanto para o público beneficiário das ações. Assim, o SEBRAE-TO, em conjunto com seus parceiros (como a Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Tocantins – ADETUC), busca desenvolver o turismo no estado de forma sustentável, organizada e planejada, com foco em resultados efetivos para as comunidades ligadas ao turismo”.
O gerente do SEBRAE na Regional Bico do Papagaio, Andre Luiz Naves Rocha, completa sobre os benefícios do projeto em curso: “No contexto do Bico do Papagaio, uma região com potencial turístico gigante, mas ainda em desenvolvimento, temos 12 cidades banhadas pelos rios Araguaia e Tocantins, que já traz uma diferencial importante para atrair investidores. O Inventário da Oferta Turística vai contribuir muito para despertar a atenção dos empresários, impulsionando novos negócios. Acredito que temos muito a desenvolver por aqui ainda e a região toda só tem a ganhar”.
Ecosol – Feira do Produtor Rural de Araguatins. Ecosol – Feira do Produtor Rural de Araguatins. Ecosol – Feira do Produtor Rural de Araguatins. Nelquiane Rocha (coordenadora interina da Feira Ecosol) entre os pesquisadores da ABET, Juliano e Luana. Boleslaw Daroszewsky Júnior (sec. mun. de Governo Institucional), Messias Filho (radialista), Wanderley Ribeiro da Silva (sec. de Esporte, Turismo, Cultura e Juventude), Juliano Belini (ABET) e Mariana Goreth Pereira Sampaio (assist. adm da Sec. de Esportes, Cultura, Turismo e Juventude) em entrevista para a Rádio Top FM.