Prefeitura de Morungaba oferece capacitações para o COMTUR, trade turístico e OTM do município

Ações visam orientar os participantes quanto a dois importantes sistemas relacionados ao turismo na cidade.

Entre 30/01 e 1º/02, a Estância Climática de Morungaba sediou três oficinas: todas tiveram a mesma temática – Capacitação sobre o SIMTUR e o SITUR -, mas foram ministradas cada dia para um público diferente, sendo o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), o trade turístico da cidade e o Órgão de Turismo Municipal (OTM), respectivamente.

As oficinas tiveram o objetivo de capacitar os participantes em relação ao Sistema Municipal de Turismo (SIMTUR) e ao Sistema de Inteligência Turística de Morungaba (SITUR) e, na ocasião, ambos foram apresentados aos presentes. 

No evento direcionado ao COMTUR também foram apresentadas as propostas de resoluções da Política Municipal de Turismo e das chancelas de qualificação da oferta turística municipal. 

Já no encontro com o trade teve um momento de tira-dúvidas a respeito do Cadastro Municipal de Turismo e sobre a inscrição de novos negócios no SITUR.

Por fim, na reunião com o OTM, foram ministradas informações sobre o Cadastro Municipal de Turismo; o Observatório do Turismo; a promoção turística no SITUR; a capacitação turística; o atendimento ao visitante; e o atendimento ao agentes turísticos e aos investidores.

De acordo com o coordenador de pesquisas da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística), empresa à frente do projeto de desenvolvimento turístico que vem sendo feito na cidade junto com a Secretaria de Turismo e responsável pela condução das oficinas, João Luiz van Ham, “é muito importante esse movimento que Morungaba está fazendo no sentido de ter um olhar cada vez mais apurado para as questões que envolvem o turismo no município e capacitar os membros do OTM, do COMTUR e o trade turístico é um passo fundamental para que todos os envolvidos entendam como os sistemas funcionam, estejam alinhados quanto às informações e possam usufruir delas da melhor maneira possível. Ainda temos muito trabalho pela frente e um dos mais desafiadores está em continuar engajando a iniciativa privada para que o setor fique cada vez mais fortalecido e consolidado”. 

Na reunião com o COMTUR ficou definido que ainda será feita uma reunião interna do Conselho para votação do Plano Diretor de Turismo, da Política Municipal de Turismo e suas resoluções, e discussão das chancelas de qualificação da oferta turística.

Para saber mais sobre o SITUR

Quem pode usar o SITUR?

Os usuários do SITUR são gestores de destinos turísticos (públicos e privados) e empresários do setor de turismo.

O SITUR é gratuito?

Sim e sempre será de uso gratuito para todos os agentes turísticos que possuem negócios registrados no destino.

Se a Prefeitura parar de pagar pelo serviço, tudo será perdido?

Não. Tanto a iniciativa privada quanto o poder público continuarão tendo acesso ao SITUR e o portal turístico continuará no ar. Com a rescisão do contrato, o gestor do destino perderá seu status de gestor e passará a ter acesso de usuário comum ao SITUR, deixando de usufruir de algumas funcionalidades.

O que pode ser cadastrado no Situr?

-Segmentos de negócios:

  • Equipamentos de hospedagem;
  • Equipamentos de alimentação;
  • Espaços de atração turística;
  • Espaços para eventos;
  • Serviços de apoio ao visitante.

-Produtos turísticos:

  • Produção associada ao turismo;
  • Experiências turísticas;
  • Linhas de transporte turístico;
  • Eventos.

-Artigos

Créditos das fotos: João Luiz/ABET e Débora Frare/Prefeitura de Morungaba.

Outras notícias

Menu