Ações visam capacitar os agentes turísticos públicos e privados para trabalharem em sinergia com o novo Sistema de Inteligência Turística da cidade.
Capacitar os agentes turísticos locais (da Secretaria Municipal de Turismo, do Conselho Municipal de Turismo e da iniciativa privada) com relação ao Sistema Municipal de Turismo – SIMTUR e ao Sistema de Inteligência Turística – SITUR: esses foram alguns dos temas pautados nas Oficinas de Capacitação que aconteceram em meados de fevereiro em Guapimirim.
A iniciativa é da Prefeitura Municipal em parceria com a ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística), e nas duas primeiras reuniões, dias 13 e 14/02 com o Órgão de Turismo Municipal (OTM) e com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), respectivamente, foram abordadas as competências das instâncias municipais e demais agentes turísticos dentro do Sistema Municipal de Turismo (OTM, OSCs, COMTUR); as bases normativas, suportes financeiros e orçamentários; Plano de Desenvolvimento Turístico, Manual de Identidade Visual e Verbal; Manual de Sinalização; Plano de Comunicação; e o Manual de Qualificação; além do posicionamento de cada um dessas entidades.
Já no terceiro encontro, que foi dia 15/02 com a iniciativa privada, houve a capacitação operacional do SITUR para cadastro, edição e promoção de segmentos de negócios e produtos turísticos.
De acordo com o coordenador de pesquisas da ABET e facilitador das oficinas, João Luiz van Ham, “é fundamental que o Poder Público siga investindo em ações como essas para dar continuidade ao projeto de desenvolvimento turístico que vem sendo feito no município, mas, ao mesmo tempo, também é de suma importância que a iniciativa privada engaje e participe das iniciativas para que toda a comunicação fique bem alinhada e seja cada vez mais assertiva entre todos os players do turismo local. Por meio das oficinas, esperamos que o OTM consiga auxiliar os demais agentes do turismo municipal quanto ao cadastro e edição de negócios turísticos na plataforma SITUR e direcionar melhor as ações da Secretaria a respeito do planejamento da atividade em âmbito municipal. Em relação ao COMTUR, entendemos que agora estão bem orientados para discutir e votar resoluções referentes aos conteúdos anteriormente citados, além de contribuir para a regulamentação legal da atividade turística no município nas diversas frentes. Por fim, também é esperado que o empresariado possa fazer a gestão de seus negócios na plataforma e participe do Cadastro Municipal de Turismo, sempre atualizando seus dados, segmentos e produtos. Dessa forma, os resultados virão para todos os envolvidos, sempre potencializando as ações que forem traçadas”.
Créditos das fotos: João Luiz/ABET.