Guapimirim oferece oficinas gratuitas para o trade turístico do município

Ações acontecem de forma presencial e on-line e visam capacitar empreendedores e moradores locais, além de posicionar comércios e produtos turísticos no Portal Turístico oficial da cidade.

Entre os meses de janeiro e fevereiro, a Secretaria de Turismo de Guapimirim disponibiliza ao trade turístico e a moradores da cidade duas oficinas que fazem parte do projeto de desenvolvimento do turismo local.

A primeira delas é a Oficina de Formatação de Produtos Turísticos Gastronômicos, que começa dia 16/01 e busca mapear e destacar experiências e produtos gastronômicos feitos e disponíveis em Guapimirim, como cervejas, queijos, doces, geléias, tortas, orgânicos, iguarias, pescados, pratos típicos e outros, ou seja, “produtos da terra”.

Para a coordenadora de projetos da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) e orientadora dessa oficina, Kássia Monteiro, “o objetivo dessa ação é propor e formatar um posicionamento dos produtos gastronômicos e da culinária local do município no cenário turístico, proporcionando valor agregado e, assim, visibilidade junto ao visitante, principalmente no novo Portal Turístico Oficial do município, garantindo que o turista tenha na palma da mão a gastronomia de Guapi. Um outro resultado esperado é o reconhecimento do guapimiriense quanto aos produtos gastronômicos que possam não ser tão conhecidos ainda pela população local, proporcionando uma oportunidade de valorização dos produtos e pratos típicos da terra e até mesmo o fomento da sua utilização em experiências gastronômicas pelos equipamentos de alimentação do município, promovendo a cadeia produtiva e exaltando a identidade local por meio dessa iniciativa”.

Já a segunda oficina é a de Design de Souvenirs, que acontece entre os dias 18/01 e 07/02 e tem como público-alvo pessoas da cidade que desejam ter uma renda extra, tendo como base a produção de souvenirs.

De acordo com a responsável pela oficina, Mildreth Martinez, “um dos objetivos desse projeto é materializar a marca turística dos municípios em souvenirs produzidos pelas mãos de atores locais, orientando-os sobre como usar a identidade visual nas peças e criando souvenirs que encantarão moradores e visitantes. O outro foco tem caráter mais social, que é trazer principalmente mulheres (inclusive as da melhor idade) para aprender um hobby novo, contribuindo para a interação delas com outras pessoas e, claro, oferecendo uma nova fonte de renda para todas. Eu sinto o empoderamento delas quando conhecem se veem diante dessas novas possibilidades, pois muitas delas passam boa parte do dia sozinha, só com as tarefas domésticas, e essa é uma excelente oportunidade de criarem novos laços de amizade e trocarem conhecimento. A oficina tem feito muito sucesso pelas cidades em que já passamos e os resultados são percebidos em todos os âmbitos: pessoal, social e profissional”.

Ambas oficinas serão ministradas pela ABET, empresa que também está à frente do projeto de desenvolvimento turístico em curso, ao lado da Secretaria de Turismo de Guapimirim.

Mais informações, você encontra aqui.

Outras notícias

Menu