Circuito Turístico Montanhas e Fé recebe Plano Regional de Desenvolvimento Estratégico

Projeto é fruto da parceria com o SEBRAE-MG e contém diretrizes estratégicas que nortearão as ações na região nos próximos quatro anos.

Depois de pesquisas, entrevistas e muito estudo sobre os municípios que compõem o Circuito Turístico Montanhas e Fé, seus gargalos, objetivos e demandas, a ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) apresentou e entregou o Plano Regional de Desenvolvimento Estratégico 2022-2025 do CT para o presidente do Circuito, Marcílio Medeiros, e para a analista do SEBRAE-MG, Patrícia Castro Martins.

Para o diretor-executivo da ABET, Dener Fonseca, “o grande desafio que o Marcílio e a Gabriela (gestora do CT) nos propuseram quando fizemos a reunião de start foi: queremos algo diferente do que a gente vê hoje na política pública nacional. E aqui na ABET, a gente já trabalha com uma metodologia que chamamos de Destino Turístico Ideal, com Sistema de Inteligência Turística. Depois de estudar o Circuito e seus municípios, chegamos ao documento que estamos apresentando hoje, o Plano Regional de Desenvolvimento Turístico do Circuito Turístico Montanhas e Fé 2022-2025 – Orientação regional para transformar municípios em destinos turísticos inteligentes e humanos. Nossa proposta é posicionar o Montanhas e Fé como uma instância de governança institucional para transformar os municípios (e não a região) em destinos turísticos”.

Marcílio destaca também que “esse Plano que está sendo entregue hoje é a realização de um sonho do CT, pois estamos dando não um passo, mas um salto referente ao planejamento do turismo na nossa região. Somos 20 municípios integrados e trabalhando de forma conjunta e com certeza esse projeto contribuirá muito para alcançarmos nossos objetivos quanto ao desenvolvimento do setor por aqui. Desde o início quando procuramos o SEBRAE, eles já se dispuseram a entrar no projeto e a nos ajudar em tudo o que precisarmos, e são, atualmente, um dos nossos maiores parceiros. Agradeço também à ABET, que é uma empresa reconhecida, que trabalha em diversas cidades Brasil e que nos atendeu tão prontamente. Nosso pedido foi que fosse apresentado algo inovador e realmente isso foi feito. Para o futuro, desejamos que todos os municípios associados possam abraçar esse plano e que, juntos, consigamos desenvolver e fortalecer o turismo em nossa região”.

Parcerias focam no desenvolvimento do turismo no estado

Ao longo dos últimos anos, o SEBRAE Minas, por meio da microrregião de Ponte Nova, e o Circuito Turístico Montanhas e Fé vêm estreitando a parceria existente entre as entidades em prol do desenvolvimento do turismo na região.

Segundo a analista do SEBRAE-MG, Patrícia Castro Martins, “em 2021, uma das ações realizadas em conjunto foi a consultoria contratada pelo SEBRAE para desenvolver o Plano de Desenvolvimento Estratégico da CT, buscando organizar as ações futuras para que elas não aconteçam de forma improvisada e desarticulada. A ABET, empresa contratada, realizou o trabalho com excelência e entregou muito além da expectativa do SEBRAE e do Circuito, o que pôde ser conferido no documento que recebemos. Quando empresas com o mesmo objetivo, que é o de buscar o desenvolvimento territorial, se juntam e colhem dados reais, fazem pesquisas e escutam os envolvidos, colocando em prática suas expertises, o resultado é um trabalho fundamentado, que poderá fomentar ações e produtos turísticos de forma organizada e responsável, trazendo mais visibilidade e credibilidade para a região, fortalecendo as micro e pequenas empresas da cadeia do turismo e, posicionando, assim, o destino no mercado turístico”.

O representante da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT), Rafael Valadão, também esteve presente no evento e destacou que “o Planejamento Estratégico é fundamental para o bom andamento da regionalização da política pública de turismo. Com esse documento, a IGR compreende sua realidade e de seus municípios e planeja ações para desenvolvimento do turismo de forma regional e coordenada, identificando parcerias e uma visão de pequeno, médio e longo prazo para a região. O Planejamento Estratégico também faz parte dos documentos obrigatórios para certificação das IGRs e municípios junto à Politica de Regionalização do Turismo em Minas Gerais por entendermos sua importância no processo de desenvolvimento e maturidade dessas entidades”.

O evento (que você também pode assistir na íntegra aqui) contou também com representantes das cidades associadas ao Circuito, do SENAC-MG e de vários outros setores relacionados ao turismo na região e no estado.

Outras notícias

Menu