COMTUR aprova estratégia de branding e nova marca turística de Campos do Jordão

Na foto, o secretário de Turismo de Campos do Jordão, Andre Barbedo, e o coordenador do Place Branding da cidade, Luis Grottera, falam sobre o projeto.

Projeto tem como foco resgatar a essência e reposicionar o destino, fortalecendo atividade turística na cidade.

O município mais famoso da Serra da Mantiqueira, conhecido, entre outras características, pela proximidade com a natureza, clima frio e arquitetura com traços europeus, é a 10ª cidade mais procurada do país, recebe anualmente cerca de 4,5 milhões de turistas (sendo 1,5 milhão deles apenas no inverno) e quer se tornar uma das melhores referências de destinos turísticos do Brasil, aumentando sua oferta ao longo de todo o ano.

Para isso, a cidade deu mais um importante passo: no dia 23/09, os representantes do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) se reuniram e, na ocasião, foi feita a apresentação da estratégia de branding e da nova marca turística da cidade.

Para o diretor-executivo da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) – empresa responsável pelo Place Branding de Campos do Jordão – Dener Fonseca, “esse é um case muito importante para o nosso portfólio, uma verdadeira vitrine, uma vez que Campos tem enorme potencial para se desenvolver ainda mais, principalmente quanto ao turismo, e temos muito orgulho de fazer parte do projeto. Estamos bem animados com os resultados que estão por vir”.

O Place Branding é composto pelas etapas de Elaboração do Plano de Trabalho, Estudo do Branding Scan, Diagnóstico e Recomendações, Estratégia de Branding e Manual de Identidade Visual Turística, como explica o coordenador do PB, Luis Grottera: “implementar um projeto de Place Branding é tão difícil e complexo quanto criá-lo. O tamanho do sucesso da inciativa vai depender do nível de engajamento, participação e disposição que os stakeholders terão para com ele. Mas, pelo profissionalismo demonstrado na esfera da Prefeitura e da Secretaria de Turismo, assim como do COMTUR e de todas as associações empresariais envolvidas, acredito que têm boas chances de alcançar um grande sucesso nesse sentido”.

Segundo Grottera, uma das coisas que mais chamou a atenção foi o resultado obtido nas várias pesquisas feitas, em que os moradores (na proporção de 89,2%) consideram que a cidade é melhor graças à presença de um mercado turístico forte. Além disso, 95,9% dos visitantes responderam que consideram ótima ou boa a qualidade do atendimento dado pela população a eles.

Para a presidente do COMTUR, Maria Glória Alvarez Bravin, “a qualidade do trabalho apresentado, a clareza com que tudo foi exposto e a rápida identificação com o futuro que queremos foram fundamentais para que o projeto com um todo fosse aprovado. Gostei demais!”.

A nova marca turística foi inspirada em elementos que são tidos como forças da cidade, representando sua natureza exuberante (simbolizada pela araucária e pelas montanhas), aliados a traços minimalistas, que transmitem todo o estilo da cidade mais alta do Brasil (são 1.628 metros de altitude).

Para o secretário de Turismo de Campos do Jordão, Andre Barbedo – que acompanhou todo o processo de desenvolvimento e fez a apresentação da nova marca turística aos presentes –, o município está em um excelente momento, com diversos equipamentos turísticos novos e ainda vem crescendo a procura de grupos que querem investir por lá: “Com o Place Branding, conseguimos entender melhor sobre as questões da cidade e sobre como podemos potencializar o que temos de melhor. Conseguimos captar a traduzir a essência do cenário que podemos criar para o futuro e focar na cidade que desejamos. O projeto ajudará a nortear nossas ações estratégicas e a promover mais qualificação de toda a cidade. Outro ponto importante a reforçar é que o branding vai muito além de um manual de consulta, ele é uma ferramenta que visa promover mudanças significativas para beneficiar toda a comunidade (envolvendo população, trade e turistas)”.

Para Bravin, a parte mais desafiadora vem agora: “A adesão coletiva é sempre um desafio. Precisamos de um trabalho forte de pertencimento com relação à nova marca, mas ela está muito alinhada à nossa identidade local e, por isso, acredito que será mais fácil de ser abraçada por todos”. Barbedo também está com boas expectativas para as próximas fases: “Branding é estratégia e ação juntos. Sabemos que tirar o planejamento do papel leva tempo e será necessário muito foco, mas estamos alinhados e completamente envolvidos para que o projeto ganhe vida na prática”.

Place branding: orgulho das raízes transformado em identidade cultural

Por definição, entende-se Place Branding como a construção de um posicionamento comum entre membros de determinada comunidade, em que eles sabem quem são e têm um discurso alinhado em relação ao que compõe a essência do lugar. É uma forma de “dar alma”, de personificar uma cidade e de fazer com que as características que a envolvam sejam simbolizadas por meio de uma persona única.

O Place Branding visa envolver diferentes públicos de interesse tanto em âmbito local quanto projetar a imagem em nível nacional e internacional, e entre seus objetivos estão despertar o orgulho dos gentílicos em relação à cidade, fortalecer os negócios locais, trazer vantagens competitivas em relação a cidades com características parecidas e, claro, mostrar aos turistas porque aquele destino deve ser o próximo de sua lista a ser visitado.

Para Barbedo, “foi preciso mergulhar fundo nas características de Campos para entendermos quem ela é e o que ela deseja para os próximos anos. Os dados colhidos por meio do SITUR – Sistema de Inteligência Turística na fase do Inventário da Oferta Turística (do último Plano Diretor de Turismo) e as pesquisas feitas pela ABET, sob a coordenação do Grottera, durante o Place Branding foram fundamentais para compreendermos o que de fato faz da nossa identidade um elemento único e o que nos difere de outras cidades com características semelhantes”.

Em breve, divulgaremos a nova marca.

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