Diretor da ABET participa do 2º Fórum das Serras Gerais, no Tocantins

Diretor-executivo da ABET participa do 2º Fórum das Serras Gerais, no Tocantins.

Evento reuniu empresários, gestores públicos e privados e o Sebrae-TO para discutir ações com foco no desenvolvimento sustentável do turismo na região.

Dianópolis, distante 342 km de Palmas, foi palco de um encontro que ressaltou o potencial turístico do estado, e o diretor-executivo da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística), Dener Fonseca, palestrou sobre “O turismo na nova economia”, ao lado da coordenadora de Turismo na Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro, e sob condução do Sebrae local.

Para Ana Clévia, “essa região tem uma identidade cultural muito forte e, quando falamos de sustentabilidade, estamos falando de ações focadas não só na questão ambiental, mas também econômica e social. E o turismo precisa lidar com todas essas vertentes, pensar em todas essas frentes para que seja também de fato sustentável”.

Dener também ressaltou o potencial que viu no evento: “Fiquei impressionado com o que presenciei aqui hoje: recursos financeiros sendo disponibilizados e uma parceria grande e organizada da iniciativa privada. A ABET está fazendo os Inventários da Oferta Turística e os Planejamentos Turísticos de 41 municípios tocantinenses e, junto com o Sebrae, vamos entregar muito além disso: entregaremos Sistemas de Inteligência Turística, por meio do SITUR, que é uma plataforma que vai facilitar a coleta de dados pelas cidades, permitir a gestão por meio de um Observatório do Turismo e lançar o Portal Turístico oficial de cada uma delas, a fim de distribuir informações que ajudem a ‘vender’ esses destinos, ou seja, por meio dessas ações, a iniciativa privada conseguirá colocar seus produtos na prateleira e projetar seus negócios e, claro, os municípios para visitantes de todo o mundo”.

Nessa primeira fase, os trabalhos estão sendo feitos nas cidades de Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Filadélfia, Lizarda, Mateiros, Pau Darco, São Bento do Tocantins, Tocantínia, Tocantinópolis e Wanderlândia, e, posteriormente, outros 30 municípios serão contemplados com o projeto.

Participantes 2º Fórum das Serras Gerais, no Tocantins.
2º Fórum das Serras Gerais, no Tocantins.

Fotos: Divulgação Sebrae-TO.

Outras notícias

Menu