Em busca da chancela MIT

Estação ferroviária de Jaguariúna.

Jaguariúna investe em consultoria especializada visando à conquista do título de Município de Interesse Turístico do estado de São Paulo.

Os segmentos turísticos de Negócios e Eventos (que contam com um expressivo polo industrial), além do Rural, de Aventura, Esportivo e Cultural (histórico, gastronômico e religioso) são alguns dos fatores que fazem da cidade uma forte candidata para alcançar o objetivo de se tornar um MIT, e a ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) é a empresa que vai ajudar a Prefeitura Municipal de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, nesse processo.

Para participar desse seleto grupo, outros critérios também serão avaliados, como potencial turístico, Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, Plano Diretor de Turismo (PDT) atualizado, entre outros, e os trabalhos começaram com tudo: as primeiras reuniões com o COMTUR já estão acontecendo e se estenderão ao longo dos meses de março e abril, com pautas que vão desde análises dos pontos fortes e fracos do município (Análise SWOT), passando pela apresentação de dados do Inventário da Oferta Turística e da Demanda, posicionamento do destino, Plano de Ações e entrega final do PDT.

De acordo com a secretária de Turismo e Cultura, Maria das Graças Hansen Albaran Santos, “queremos reposicionar Jaguariúna no cenário turístico não só do estado de São Paulo, mas em âmbito nacional. Sendo assim, um dos nossos principais objetivos atuais está em ajudar nosso município a conquistar o título de MIT e, posteriormente, faremos a implantação do SITUR (Sistema de Inteligência Turística), tudo com foco em contribuir para o desenvolvimento do setor na cidade, atraindo mais investimentos, potencializando as ações do trade turístico, valorizando nossos potenciais (da gastronomia aos ativos históricos e culturais), melhorando cada vez mais nossa imagem perante os visitantes e promovendo a qualidade de vida dos nossos munícipes”.

Para o coordenador de campo da ABET, Juliano Belini, “o Plano Diretor de Turismo será pensado como uma ferramenta de gestão para o destino turístico, estabelecendo diretrizes e um conjunto de medidas, procedimentos e ações necessárias, devidamente justificadas, para atingirmos o desenvolvimento da atividade turística sustentável em Jaguariúna. Seguiremos várias etapas ao longo da construção do Plano e, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, a Comissão de elaboração da nova proposta do PDT e o COMTUR, faremos uma revisão dos princípios essenciais  do destino, definindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as novas estratégias que farão parte do Plano de Ações, sempre visando ao bem-estar e à qualidade de vida dos jaguariunenses, à satisfação do visitante, à sustentabilidade, à melhoria contínua do setor no município, à inovação e à legislação”.

A conclusão do projeto está prevista para o segundo semestre de 2022 com o evento oficial de lançamento do Plano Diretor de Turismo, da Marca Turística e do Sistema de Inteligência Turística de Jaguariúna, além das oficinas voltadas para treinamento do trade com temas como: cadastramento e gerenciamento on-line de informações turísticas, promoção da oferta turística e monitoramento e avaliação do comportamento da atividade turística.

Foto: Google Creative Commons

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