Seminário foi realizado de forma virtual e faz parte da elaboração do Plano Municipal de Turismo que está sendo feito de forma colaborativa entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade.
A Secretaria Municipal de Turismo de Poços de Caldas e a ABET – Agência Brasileira de Engenharia Turística fizeram, no último dia 06 de julho, o Seminário de Análise SWOT, que teve como objetivo consolidar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do setor na cidade.
Todos os presentes puderam participar ativamente, respondendo sobre suas percepções acerca de fatores que são fundamentais no município para um desenvolvimento mais acelerado do turismo.
Na ocasião também foram apresentadas informações colhidas nas etapas de Inventário da Oferta e da Demanda Turísticas por meio de pesquisas realizadas com agentes turísticos, poder público municipal e população não envolvida diretamente com a atividade turística.
Segundo o responsável técnico pela elaboração do Plano Municipal de Turismo, Dener Fonseca, “os dados apontam que existem 1.410 negócios turísticos no município, gerando mais de 3.600 empregos. 89 negócios são equipamentos de hospedagem que executam, em média, 1,8 milhão de pernoites por ano. Os visitantes vêm, em sua maioria, das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Sorocaba, e o número de turistas (que são os que passam pelo menos uma noite no destino) é três vezes maior que o de excursionistas (ou seja, visitantes de “bate-e-volta”), quando analisamos os dados dos veículos fretados interestaduais. Por outro lado, as pesquisas iniciais mostraram que entre os pontos que precisam de mais atenção estão a conservação dos pontos turísticos, a criação de novas atividades e produtos turísticos e a definição de um posicionamento da cidade enquanto destino turístico”.
Para a turismóloga Carolina Caponi, que conduziu o evento on-line, “os dados apresentados são bem interessantes. Vimos que para 60% das pessoas que responderam às pesquisas, o turismo em Poços deve aumentar com o gradual controle da pandemia, e informações como esta e as demais que estão sendo coletadas com certeza irão contribuir muito para a elaboração de um Plano Municipal de Turismo assertivo e coerente com as demandas e objetivos da cidade”.
Para finalizar, o secretário de Turismo, Ricardo Oliveira – que também fez questão de estar presente no evento – deixou um convite: “É fundamental que todos os agentes turísticos da cidade participem das etapas seguintes do projeto para conseguirmos definir quais são os gargalos reais, e levaremos isso para ser discutido no próximo seminário – o de Visão de Futuro –, que acontecerá em breve e será divulgado pelos canais oficiais da Prefeitura”.
Foto: Acervo.