Pacote de ações conta com a implantação de um sistema para consolidar a cidade como referência na gestão de destinos turísticos.
Distante 77 km da capital, Guapi (como é carinhosamente chamada por seus munícipes) dá start em uma nova fase do turismo local: a partir de maio começam as etapas de implantação do SITUR Guapimirim, Sistema de Inteligência Turística que vai contribuir para que a administração municipal (por meio da Secretaria de Turismo) consiga gerir a pasta com mais assertividade, pautando-se em dados sempre atualizados, tanto da oferta quanto da demanda turística, e viabilizando a gestão compartilhada do turismo entre Poder Público e iniciativa privada.
“O SITUR Guapimirim será um dos diferenciais da nossa gestão. Por meio dele nós conseguiremos sistematizar e otimizar os trabalhos turísticos do município e deixar um legado de informações turísticas que poderá ser usado pelas futuras gestões”, afirma o Secretário de Turismo de Guapimirim, Mário Seixas.
Pesquisadores estarão na cidade para mapear a oferta turística
De 30/05 a 04/06, pesquisadores da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) percorrerão meios de hospedagem e de alimentação, atrativos e demais comércios turísticos de Guapimirim para conversar com donos e gestores desses estabelecimentos a fim de auxiliar no Cadastro Municipal de Turismo, módulo importante do SITUR Guapimirim dedicado a levantar o que o município tem a oferecer para os visitantes. Esse também será um momento de escuta ativa, no qual será feita uma pesquisa de opinião sobre o turismo na cidade.
Segundo o diretor-executivo da ABET, Dener Fonseca, “essa primeira etapa do projeto é fundamental para termos uma base sólida na construção das fases seguintes, que culminarão no novo Plano Municipal de Turismo. Os pesquisadores entrarão em contato, tanto por telefone quanto presencialmente, para conversar com o empresariado local, a fim de levantarem o Cadastro Municipal de Turismo. Depois disso, também serão feitos o Estudo de Demanda Turística, a implantação do SITUR Guapimirim e o Place Branding completo do município (que será a base gráfica e textual para o portal turístico oficial da cidade e para a identidade visual turística – com a marca turística). O interessante desse projeto é que, além do planejamento, também já estão contratadas ações de execução, como gestão de presença on-line e da base normativa relacionada ao turismo; gestão da sinalização turística (com o Manual e o Projeto Executivo de Sinalização Turística); Plano de Comunicação Turística; Manual de Qualificação Turística; Oficinas de Capacitação Turística; e o Mapa Turístico, ou seja, tudo está sendo pensando de ponta a ponta, e tanto os cidadãos como o trade turístico poderão ver o projeto saindo do papel e os resultados acontecendo na prática”.
“Nessa primeira etapa, o importante é que os gestores possam recepcionar os pesquisadores e disponibilizar todas as informações necessárias para que possamos organizar os dados de forma mais assertiva”, reforça Seixas.