Tocantínia é uma cidade que você precisa conhecer.
As pesquisas de campo que as equipes do SEBRAE-TO e da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) fizeram no município ao longo do mês de janeiro movimentaram os negócios turísticos locais, e alguns dados já estão tabulados pensando no Planejamento Turístico Estratégico que está sendo desenvolvido.
Para a secretária de Turismo de Tocantínia, Larisse Alencar Santana Caldeira, ”com o mapeamento dos empreendimentos por meio do Inventário de Oferta Turística será possível entender melhor como está o atual funcionamento do nosso município nesse sentido e isso servirá de base para nos dedicarmos às ações que desenvolverão e impulsionarão o turismo na região, além de nos ajudar a prestar um atendimento de maior qualidade aos visitantes. Descobrimos, por exemplo, que nossa cidade consegue atender a mais de mil pessoas nos equipamentos de alimentação espalhados pelos bairros, sendo que, só no Centro, temos capacidade para receber cerca de 600 moradores e visitantes para degustar nossa deliciosa gastronomia. Outro fator interessante foi o contato mais próximo com as comunidades que essa fase de pesquisa de campo nos trouxe, nos ajudando a mobilizar a população, e fomos muito bem recebidos em todos os lugares pelos quais passamos. Pudemos ver como o nosso artesanato em capim-dourado traz renda a mais de 80 artesãos que utilizam essa matéria-prima para fazer bolsas, acessórios e o que mais a imaginação mandar, exportando o nome da nossa cidade para fora do estado e do país. Por fim, uma questão que também me chamou a atenção e acredito que é um dos pontos mais importantes para o sucesso do projeto é respeitar a história, a cultura e as tradições dos povos nativos, uma vez que temos aqui mais de 100 aldeias indígenas, por exemplo, e queremos muito ajudá-las a se desenvolverem e prosperarem com o turismo. Tanto nós, da Secretaria de Turismo, quanto o trade turístico da cidade estamos felizes com o andamento do projeto e empolgados para o que ainda vem pela frente”.
Respeito à história de todo um povo
Localizada a 80 km de Palmas, a cidade de Tocantínia oferece belas paisagens, pessoas receptivas, tranquilidade e muito contato com a natureza. A Praia do Por do Sol, por exemplo, se destaca pelas águas cristalinas, mas a verdadeira riqueza do município está em sua gente hospitaleira e cheia de disposição para fazer o turismo acontecer.
Cerca de 75% dos 2.601 km2 da área de Tocantínia é território indígena Xerente e Funil. E, hoje, pensar na implantação e desenvolvimento de um turismo sustentável no município inclui investir em etnocultura. Mas o que isso quer dizer?
Segundo o idealizador do projeto que visa incluir as aldeias nas ações de promoção do turismo local, Srêwē Xerente, “nosso foco principal é promover a cultura indígena para além das nossas fronteiras, contando nossa história e preservando espaços que guardam fatos preciosos, como, por exemplo, as escrituras rupestres que temos em algumas rochas localizadas na cidade, que são um tesouro da Antiguidade e compõem um capítulo da história dos nossos antepassados. Queremos trabalhar a geração de emprego e renda por meio do turismo comunitário, ou seja, trazendo visitantes para conhecer as aldeias e ver como elas funcionam, as tradições e costumes. Hoje, as pessoas já fazem algumas visitas, mas não é algo muito estruturado. Estamos construindo um centro de visitação na aldeia Īpê Moriá (que simboliza a Associação Indígena Xerente), com foco no fortalecimento cultural, e lá teremos seis “kri” (ou casas) e espaço de alimentação. A ideia é que o turista possa ter uma vivência com mais imersão na cultura indígena, desfrutando de pernoites no local e tendo a oportunidade de fazer contato com essas comunidades tão únicas, participando de atividades que fazem parte da rotina delas. Atualmente temos uma população de quase 4 mil indígenas distribuídos em cerca de 100 aldeias e, inicialmente, nosso objetivo é envolver 12 delas nesse projeto (sendo 9 Xerente e 3 na terra indígena do Funil). Será uma experiência sensorial e tátil muito rica, que com certeza oferecerá trocas de conhecimento interessantes para todos. Com esses investimentos que estão sendo feitos pela Prefeitura e pelo SEBRAE, acredito que Tocantínia está se preparando para receber turistas de todo o Brasil e do mundo”.
Sebrae-TO é peça-chave para o desenvolvimento turístico do estado
Parte do trabalho de desenvolvimento e promoção do turismo está em preparar os empreendimentos locais para atender e receber bem seus visitantes. Nesse processo, as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) merecem uma atenção especial, e o Sebrae atua forte na preparação e integração delas em toda a cadeia produtiva quanto à geração de riquezas e também quanto ao desenvolvimento de uma região ou território, promovendo novos postos de trabalho e valorização econômica dos patrimônios natural e cultural brasileiros.
De acordo com superintendente do Sebrae-TO, Moisés Gomes, “uma iniciativa organizada sob forma de projeto para apoiar a competitividade das empresas precisa contar com a integração de competências e atribuições dos diversos atores institucionais. É preciso buscar a construção de verdadeiras alianças com cada instituição, percebendo claramente a importância da atuação sinérgica para geração de ganhos, tanto para os parceiros quanto para o público beneficiário das ações. Assim, o SEBRAE-TO, em conjunto com seus parceiros (como a Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Tocantins – ADETUC), busca desenvolver o turismo no estado de forma sustentável, organizada e planejada, com foco em resultados efetivos para as comunidades ligadas ao turismo”.
O analista técnico do SEBRAE Região Metropolitana, Edglei Rodrigues, completa: “O SEBRAE atua como um agente apoiador e promotor, em conjunto com as lideranças locais, para o desenvolvimento do turismo. Somente por meio de parcerias sólidas entre a gestão municipal, os empresários e a comunidade será possível obter resultados mais duradouros. Em Tocantínia, especialmente, acredito que a natureza preservada e a Cultura Xerente são os dois pontos de destaque que contribuirão (e muito) para o desenvolvimento do setor de forma sustentável. O trabalho de inventariação da oferta turística que foi desenvolvido na cidade será um instrumento norteador de ações futuras e de captação de recursos pela administração pública. Para os empresários, ele trará novas oportunidades de negócios e de aperfeiçoamento dos serviços. E, para a população, acredito que a grande conquista será a melhoria na qualidade de vida e o aumento da oferta de emprego e geração de renda”.
Aldeia Funil Boa Fé. Aldeia Ipê Moriá. Aldeia Suprawahã. Almoço na aldeia. Artesanato em capim-dourado. Entrevista para a TV Anhanguera (Rede Globo) para o Bom Dia Tocantins. Reunião de alinhamento entre a ABET e a Prefeitura Municipal de Tocantínia. Paróquia São Sebastião de Tocantínia. Rochas com pinturas rupestres. Rochas com pinturas rupestres. Rochas com pinturas rupestres. Larisse Alencar (sec. de Turismo), Franceley (sec. executivo de Cultura), Daniele Lampier (ABET), Márcia Pereira (Prainha do Tocantins) e João Carlos Tobias (ABET).
Fotos: Daniele Lampier/ABET e Edvaldo Xerente (fotógrafo da Prefeitura de Tocantínia).