Lizarda, uma região do Jalapão de raízes históricas

Inventário da Oferta Turística mapeia o que o município tem a oferecer para seus moradores e visitantes.

Em Lizarda, espaços de atração turística, hospedagem e alimentação foram catalogados pelos pesquisadores da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) que visitaram a cidade para fazer o Inventário da Oferta Turística.

Atualmente, fervedouros, balneários, cachoeiras, prainhas, ribeirões e natureza abundante, além das festas tradicionais, são grandes potenciais para desenvolver o turismo e promover o crescimento econômico e social da comunidade.

Para Dário Monteiro Gomes, secretário de Meio Ambiente e Turismo de Lizarda, “o Inventário da Oferta Turística de uma cidade é superimportante pois é também uma forma de contar a nossa história e nos ajuda quanto à divulgação dos nossos atrativos, para que amplifique o acesso das pessoas sobre o que temos a oferecer. Esse trabalho de campo foi muito bom, com profissionais capacitados, além de ter sido uma ação muito bem aceita pela população e as pessoas que foram visitadas ficaram bem animadas com a proposta. Nessa fase, por exemplo, os pesquisadores mapearam uma capacidade de atendimento para 350 pessoas nos equipamentos de alimentação, 80 leitos disponíveis e mais de 20 espaços de atrações turísticas. O primeiro passo já foi dado pela gestão municipal, agora precisamos que os donos dessas atrações também invistam no aprimoramento de seus negócios, pois o Poder Público sozinho não consegue. Esse é só o começo de uma longa jornada e acredito que o turismo ainda será um grande potencial em nosso município”.

Sebrae-TO é peça-chave para o desenvolvimento turístico do estado

Parte do trabalho de desenvolvimento e promoção do turismo está em preparar os empreendimentos locais para atender e receber bem seus visitantes. Nesse processo, as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) merecem uma atenção especial, e o Sebrae atua forte na preparação e integração delas em toda a cadeia produtiva quanto à produção de riquezas e também quanto ao desenvolvimento de uma região ou território, promovendo geração de trabalho e valorização econômica dos patrimônios natural e cultural brasileiros.

De acordo com superintendente do Sebrae-TO, Moisés Gomes, “uma iniciativa organizada sob forma de projeto para apoiar a competitividade das empresas precisa contar com a integração de competências e atribuições dos diversos atores institucionais. É preciso buscar a construção de verdadeiras alianças com cada instituição, percebendo claramente a importância da atuação sinérgica para geração de ganhos, tanto para os parceiros quanto para o público beneficiário das ações. Assim, o SEBRAE-TO, em conjunto com seus parceiros, busca desenvolver o turismo no estado de forma sustentável, organizada e planejada com foco em resultados efetivos para as comunidades ligadas ao turismo”.

A analista técnica do SEBRAE-TO, Admary Monteiro, completa: “Nossa instituição está cada vez mais atuante, preocupada e motivada quanto ao fortalecimento dos pequenos negócios da região turística do Jalapão e queremos contribuir para a competitividade dos empreendimentos locais, apoiando a distribuição de renda e a empregabilidade nos municípios em que estamos presentes”.

Fotos: banco de imagens da Prefeitura Municipal de Lizarda (TO).

Outras notícias

Menu