Projeto do SEBRAE-TO busca identificar o potencial turístico da cidade e alavancar o setor.
Banhado pelo Rio Araguaia, Colinas do Tocantins possui uma cultura diversa e rica e está fortemente ligada ao turismo de eventos e festejos – como o de Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião que atraem milhares de turistas anualmente. Com belezas naturais e patrimônios culturais é impossível contestar o potencial turístico do município, fato comprovado pelas pesquisas feitas em campo pelas equipes do SEBRAE-TO e da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística).
Segundo o secretário de Produção, Desenvolvimento, Meio Ambiente e Turismo, Iran Martins de Sousa Junior, “o turismo é primordial para o desenvolvimento econômico da nossa cidade e fomenta a renda da população. Essas pesquisas foram realizadas em 56 equipamentos de alimentação, hospedagem e atrativos turísticos, e o Inventário da Oferta Turística municipal que está sendo entregue será de grande valia para os mesmos, pois nos ajudará a pensar em estratégias melhores para atender a cada um deles. Já identificamos, por exemplo, que temos mais de 600 leitos ofertados no município, sendo cerca de 300 só no Centro, e conseguimos atender a mais de 2.200 pessoas em nossos restaurantes, bares e lanchonetes, sendo boa parte dessa capacidade (1.720) também na parte central da cidade. Ficamos muito felizes com a receptividade de todo o trade turístico, que nos recebeu muito bem e se mostrou empenhado em nos ajudar a fazer o turismo de Colinas acontecer. Investir no segmento é a forma como conseguiremos uma estrutura maior para nossos empreendimentos turísticos, a fim de proporcionar o conforto que nossos visitantes merecem, fazendo com que voltem sempre e indiquem nosso município como referência de lazer no estado”.
Sebrae-TO é essencial para o desenvolvimento turístico do estado
Parte do trabalho de desenvolvimento e promoção do turismo é preparar os empreendimentos locais para servir e receber bem seus visitantes. Nesse processo, as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) merecem uma atenção especial, e o Sebrae tem se destacado na preparação e integração delas em toda a cadeia produtiva envolvendo à produção de riquezas e também o desenvolvimento de uma região ou território, promovendo geração de empregos, e a valorização econômica dos patrimônios natural e cultural brasileiros.
Segundo superintendente do Sebrae-TO, Moisés Gomes, “uma iniciativa organizada sob forma de projeto para apoiar a competitividade das empresas precisa contar com a integração das capacidades e atributos de diversos atores institucionais. Se faz necessário buscar alianças genuínas com cada instituição, percebendo claramente a importância da atuação sinérgica para geração de ganhos, tanto para os parceiros quanto para o público beneficiado com a ação. Assim, o SEBRAE-TO, em conjunto com seus parceiros, busca desenvolver o turismo no estado de forma sustentável, organizada e planejada com foco na entrega de resultados eficazes para as comunidades relacionadas ao turismo”.
Para o gerente RMN do SEBRAE-TO, Aldeni Torres, “Colinas é uma cidade com ótima localização (fica entre os Rios Araguaia e Tocantins) e possui grande potencial turístico, principalmente quanto ao turismo de negócios, já que é uma cidade polo e serve de base comercial para outros municípios próximos, e ao turismo religioso, com calendários de festas tradicionais que atraem pessoas de várias regiões. Conta com boa gama de hotéis, pousadas e restaurantes e consegue oferecer apoio logístico e estrutura para municípios vizinhos menores. Sabemos que o turismo é uma atividade importante para o desenvolvimento local, e o SEBRAE carrega muito forte essa bandeira de apoiar os gestores municipais quanto à promoção dos pequenos negócios. Com o trabalho de Inventário da Oferta Turística, conseguiremos identificar com mais clareza potencialidades e desafios do setor, a fim de ajudar a gestão municipal nas tomadas de decisões que impactarão a região. Além disso, o trade turístico também será beneficiado, pois terão mais ferramentas para melhorar a gestão de suas demandas e conseguir estruturá-las melhor perante a gestão municipal e o governo do estado. Com esse projeto, acredito que conseguiremos movimentar a renda, principalmente, dos pequenos empresários locais. Já para a população e os visitantes, conseguiremos informações mais organizadas dos atrativos turísticos que o município possui e sua capacidade de atendimento, facilitando o acesso a esses lugares”.