Porta de entrada para o Jalapão

Inventário da Oferta Turística mapeia o que o município de Mateiros tem a oferecer que chama tanto a atenção de quem busca esse paraíso brasileiro.

Cachoeiras, fervedouros, praias, dunas, serras, mirantes, pousadas, camping, hotéis, hostels, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, comunidades, povoados, biodiversidade de fauna e flora, artesanato, sabedoria popular, muito contato com a natureza e um turismo pulsante querendo se desenvolver cada vez mais e ganhar o mundo. Isso tudo faz parte da vida em Mateiros e ficou ainda mais evidente no levantamento de dados feito pela nossa equipe ao longo do último mês de dezembro.

Para a secretária da SEDEMATUR, Thaysa Demarchi, “esse projeto em parceria com o Sebrae-TO e a ABET está sendo fundamental para termos uma noção mais real do que nosso município tem disponível para oferecer a turistas e também aos moradores. Queremos entender: qual é nossa capacidade de atendimento nos restaurantes e demais equipamentos de alimentação da cidade? Se trouxermos um evento maior para cá, será que temos estrutura para receber as pessoas e hospedá-las? Todas essas informações estão sendo levantadas nessa fase de inventariação da oferta turística municipal. Após o trabalho de campo da equipe, descobrimos que só no Povoado Mumbuca, por exemplo, é possível atender mais de 90 pessoas de uma só vez. No Centro, esse número passa para mais de 200. No município todo, hoje conseguimos acomodar cerca de 660 pessoas, além de atender 1.359 visitantes que querem conhecer os sabores que nossos restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação têm a oferecer. Nossa Prainha do Rio Novo, um dos atrativos turísticos mais conhecidos, pode receber até 200 turistas e/ou moradores por vez. Mais que nunca, ter informação hoje é tudo! E isso é muito interessante do ponto de vista de estruturação do setor, pois ter esses dados em mãos vai nos ajudar muito na formatação de políticas públicas eficientes e, quem sabe, de novos produtos turísticos para vender melhor o que nossos comércios, empreendimentos e atrativos têm de disponível como oferta turística. É um verdadeiro ganho para a gestão do turismo e acredito que esse projeto é do interesse de todos (principalmente da população, bem como dos empresários e gestores locais), afinal envolve todo mundo que mora, investe e visita a cidade. Mateiros é uma rota turística bem conhecida e isso vai ajudar muito quanto ao desenvolvimento do nosso município”.

Sebrae-TO é peça-chave para o desenvolvimento turístico do estado

Parte do trabalho de desenvolvimento e promoção do turismo está em preparar os empreendimentos locais para atender e receber bem seus visitantes. Nesse processo, as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) merecem uma atenção especial, e o Sebrae atua forte na preparação e integração delas em toda a cadeia produtiva quanto à geração de riquezas e também quanto ao desenvolvimento de uma região ou território, promovendo novos postos de trabalho e valorização econômica dos patrimônios natural e cultural brasileiros.

De acordo com superintendente do Sebrae-TO, Moisés Gomes, “uma iniciativa organizada sob forma de projeto para apoiar a competitividade das empresas precisa contar com a integração de competências e atribuições dos diversos atores institucionais. É preciso buscar a construção de verdadeiras alianças com cada instituição, percebendo claramente a importância da atuação sinérgica para geração de ganhos, tanto para os parceiros quanto para o público beneficiário das ações. Assim, o SEBRAE-TO, em conjunto com seus parceiros (como a Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Tocantins – ADETUC), busca desenvolver o turismo no estado de forma sustentável, organizada e planejada, com foco em resultados efetivos para as comunidades ligadas ao turismo”.

A analista técnica do SEBRAE, que atua diretamente na região do Jalapão, Admary Monteiro, completa: “Nossa instituição está cada vez mais atuante, preocupada e motivada quanto ao fortalecimento dos pequenos negócios da região turística do Jalapão e queremos contribuir para a competitividade dos empreendimentos locais, apoiando a distribuição de renda e a empregabilidade nos municípios em que estamos presentes”.

Mateiros foi a cidade-piloto nesse trabalho de inventariação da oferta turística e, no total, o projeto contemplará mais 40 municípios do Tocantins.

Fotos: João Carlos Tobias e Juliano Belini/ABET.

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