Potencial hídrico que promove o turismo no interior do Tocantins

Água abundante é destaque em Araguaína, mais uma cidade do estado que recebe ações do projeto Cidade Empreendedora do SEBRAE-TO.

Durante o mês de janeiro, o município recebeu os pesquisadores da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) para mapear o que tem a oferecer quando o assunto são hospedagens, alimentação e atrativos para quem visita a região. Seu potencial hídrico, formado principalmente por rios, cachoeiras, córregos e ribeirões nos arredores da cidade, foi um dos destaques das pesquisas, pela variedade de pontos de lazer em clubes e chácaras que oferecem diversão à população local e aos turistas. No meio do ano, por exemplo, as águas do Rio Araguaia baixam e se inicia a temporada de praias do estado.

Para Jhenmerson Keity Rodrigues de Oliveira, assessor técnico de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente de Araguaína, “a visão de novas possibilidades para o desenvolvimento do turismo nos foi agregada com esse trabalho de campo feito pelo SEBRAE-TO e pela ABET. Desde o início, a iniciativa teve uma projeção positiva e percebemos o envolvimento dos agentes transformadores – principalmente da comunidade e de seus empreendedores locais – com uma recepção humanizada e cheia de entusiasmo por parte de todos. Ficou claro para a gestão pública que as pessoas têm muito interesse na construção de políticas públicas que foquem no turismo e em seu desenvolvimento sustentável. Além disso, são muitos os benefícios de reunir a oferta turística em um inventário, pois isso nos ajuda a otimizar nossas potencialidades de mapeamento dos empreendimentos, trazendo uma visão de planejamento continuado para a promoção do setor em âmbitos local e regional. Nessa inventariação, descobrimos, por exemplo, que temos mais de 3.100 leitos disponíveis e capacidade de atendimento para mais de 5.400 pessoas em nossos equipamentos de alimentação. Entendemos que mais do que atrair visitantes, o turismo tem a função de contribuir para a transformação da sociedade, garantindo emprego e renda e melhorias na qualidade de vida de toda a população, além elevar as expectativas sociais e a projeção da comunidade para o futuro. A perspectiva de pertencimento regional é o principal fator humano desse investimento no turismo local e terá um reflexo positivo também no empoderamento das comunidades e no uso sustentável das nossas potencialidades naturais e regionais. Essa é, de fato, uma grande oportunidade de construir uma identidade turística na nossa região”.


Sebrae-TO é peça-chave para o desenvolvimento turístico do estado

Parte do trabalho de desenvolvimento e promoção do turismo está em preparar os empreendimentos locais para atender e receber bem seus visitantes. Nesse processo, as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) merecem uma atenção especial, e o Sebrae atua forte na preparação e integração delas em toda a cadeia produtiva quanto à produção de riquezas e também quanto ao desenvolvimento de uma região ou território, promovendo geração de trabalho e valorização econômica dos patrimônios natural e cultural brasileiros.

De acordo com superintendente do Sebrae-TO, Moisés Gomes, “uma iniciativa organizada sob forma de projeto para apoiar a competitividade das empresas precisa contar com a integração de competências e atribuições dos diversos atores institucionais. É preciso buscar a construção de verdadeiras alianças com cada instituição, percebendo claramente a importância da atuação sinérgica para geração de ganhos, tanto para os parceiros quanto para o público beneficiário das ações. Assim, o SEBRAE-TO, em conjunto com seus parceiros, busca desenvolver o turismo no estado de forma sustentável, organizada e planejada com foco em resultados efetivos para as comunidades ligadas ao turismo”.

O gerente do SEBRAE-TO Regional Norte, Joaquim Quinta Neto, completa: “O SEBRAE participa da construção do ambiente de negócios voltado ao turismo, fazendo articulações com o Poder Público municipal e com os atores econômicos da cidade, conectando todos de ponta e ponta e incentivando (por meio de consultorias e planos de turismo) o desenvolvimento do setor. Acredito que um dos principais desafios é fazer as pessoas enxergarem o turismo como uma oportunidade de melhorar a vida, de crescer e se estabelecer melhor nos destinos. Precisamos fazer com que a cidade se enxergue como município turístico, para que as gestões pública e privada busquem recursos e projetos que os ajudem a alavancar a cadeia do turismo por lá. Araguaína, por exemplo, caminha para se transformar em uma grande cidade turística. Já é capital econômica e do agro, e o objetivo é que se torne também uma capital do turismo, sendo um grande polo receptivo e indutor de visitantes nacionais e internacionais. Um dos benefícios esperados é o aquecimento do ambiente de negócios locais e que isso reflita positivamente para a população, melhorando sua ascensão econômica e social. Assim todo mundo ganha”.

Fotos: Juliano Belini / Luana Monticelli (ABET).

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