Água abundante é destaque em Araguaína, mais uma cidade do estado que recebe ações do projeto Cidade Empreendedora do SEBRAE-TO.
Durante o mês de janeiro, o município recebeu os pesquisadores da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) para mapear o que tem a oferecer quando o assunto são hospedagens, alimentação e atrativos para quem visita a região. Seu potencial hídrico, formado principalmente por rios, cachoeiras, córregos e ribeirões nos arredores da cidade, foi um dos destaques das pesquisas, pela variedade de pontos de lazer em clubes e chácaras que oferecem diversão à população local e aos turistas. No meio do ano, por exemplo, as águas do Rio Araguaia baixam e se inicia a temporada de praias do estado.
Para Jhenmerson Keity Rodrigues de Oliveira, assessor técnico de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente de Araguaína, “a visão de novas possibilidades para o desenvolvimento do turismo nos foi agregada com esse trabalho de campo feito pelo SEBRAE-TO e pela ABET. Desde o início, a iniciativa teve uma projeção positiva e percebemos o envolvimento dos agentes transformadores – principalmente da comunidade e de seus empreendedores locais – com uma recepção humanizada e cheia de entusiasmo por parte de todos. Ficou claro para a gestão pública que as pessoas têm muito interesse na construção de políticas públicas que foquem no turismo e em seu desenvolvimento sustentável. Além disso, são muitos os benefícios de reunir a oferta turística em um inventário, pois isso nos ajuda a otimizar nossas potencialidades de mapeamento dos empreendimentos, trazendo uma visão de planejamento continuado para a promoção do setor em âmbitos local e regional. Nessa inventariação, descobrimos, por exemplo, que temos mais de 3.100 leitos disponíveis e capacidade de atendimento para mais de 5.400 pessoas em nossos equipamentos de alimentação. Entendemos que mais do que atrair visitantes, o turismo tem a função de contribuir para a transformação da sociedade, garantindo emprego e renda e melhorias na qualidade de vida de toda a população, além elevar as expectativas sociais e a projeção da comunidade para o futuro. A perspectiva de pertencimento regional é o principal fator humano desse investimento no turismo local e terá um reflexo positivo também no empoderamento das comunidades e no uso sustentável das nossas potencialidades naturais e regionais. Essa é, de fato, uma grande oportunidade de construir uma identidade turística na nossa região”.
Sebrae-TO é peça-chave para o desenvolvimento turístico do estado
Parte do trabalho de desenvolvimento e promoção do turismo está em preparar os empreendimentos locais para atender e receber bem seus visitantes. Nesse processo, as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) merecem uma atenção especial, e o Sebrae atua forte na preparação e integração delas em toda a cadeia produtiva quanto à produção de riquezas e também quanto ao desenvolvimento de uma região ou território, promovendo geração de trabalho e valorização econômica dos patrimônios natural e cultural brasileiros.
De acordo com superintendente do Sebrae-TO, Moisés Gomes, “uma iniciativa organizada sob forma de projeto para apoiar a competitividade das empresas precisa contar com a integração de competências e atribuições dos diversos atores institucionais. É preciso buscar a construção de verdadeiras alianças com cada instituição, percebendo claramente a importância da atuação sinérgica para geração de ganhos, tanto para os parceiros quanto para o público beneficiário das ações. Assim, o SEBRAE-TO, em conjunto com seus parceiros, busca desenvolver o turismo no estado de forma sustentável, organizada e planejada com foco em resultados efetivos para as comunidades ligadas ao turismo”.
O gerente do SEBRAE-TO Regional Norte, Joaquim Quinta Neto, completa: “O SEBRAE participa da construção do ambiente de negócios voltado ao turismo, fazendo articulações com o Poder Público municipal e com os atores econômicos da cidade, conectando todos de ponta e ponta e incentivando (por meio de consultorias e planos de turismo) o desenvolvimento do setor. Acredito que um dos principais desafios é fazer as pessoas enxergarem o turismo como uma oportunidade de melhorar a vida, de crescer e se estabelecer melhor nos destinos. Precisamos fazer com que a cidade se enxergue como município turístico, para que as gestões pública e privada busquem recursos e projetos que os ajudem a alavancar a cadeia do turismo por lá. Araguaína, por exemplo, caminha para se transformar em uma grande cidade turística. Já é capital econômica e do agro, e o objetivo é que se torne também uma capital do turismo, sendo um grande polo receptivo e indutor de visitantes nacionais e internacionais. Um dos benefícios esperados é o aquecimento do ambiente de negócios locais e que isso reflita positivamente para a população, melhorando sua ascensão econômica e social. Assim todo mundo ganha”.
Jhenmerson Keity (SEDEMA), Helter Dantas (secretário executivo), Luana Monticelli e Juliano Belini (ABET), Marcus Vinícius e Joaquim Quinta Neto (SEBRAE) em reunião de alinhamento. Balneário Água Doce. Balneário Água Doce. Balneário Água Doce. Balneário Água Doce. Cachoeira Véu de Noiva. Cachoeira Véu de Noiva. Capela São Pedro. Cristo. Feirinha. Parque Jardim dos Ipês. Parque Jardim dos Ipês. Recanto do Sossego. Riacho Fundo. Via Lago – Calçadão. Via Lago – Calçadão.
Fotos: Juliano Belini / Luana Monticelli (ABET).