Projeto do SEBRAE-TO envia turismólogos a dez cidades do estado para trabalho de desenvolvimento dos municípios

A cidade de Mateiros foi a primeira a receber a equipe da ABET para o início dos trabalhos em prol do turismo.

No total, ações envolverão 41 cidades do Tocantins e serão auxiliadas pelo SITUR (Sistema de Inteligência Turística).

Depois do sucesso da expedição em Mateiros em dezembro, chegou a vez de mais dez municípios receberem a primeira fase do projeto que acontece entre o Sebrae local, as Prefeituras e Secretarias de Turismo municipais e a ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística).

Entre os dias 10 e 26/01, Lizarda e Araguatins (10 a 12/01), São Bento do Tocantins e Tocantínia (13 a 15/01), Tocantinópolis e Colinas do Tocantins (17 a 19/01), Pau Darco e Wanderlândia (20 a 22/01), Araguaína e Filadélfia (24 a 26/01) recebem a equipe de pesquisadores da ABET para o início dos trabalhos de campo, com foco no levantamento dos Inventários da Oferta Turística para mapear o que elas têm a oferecer aos visitantes. As pesquisas estão sendo realizadas em duas etapas, sendo a primeira por telefone (já em andamento) e a segunda focada no trabalho presencial, em que os pesquisadores visitarão os estabelecimentos turísticos dos municípios. 

O turismo é uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento local, em virtude de seu papel relevante em questões econômicas e sociais e, nesse caso, tem as comunidades que ali residem como principais beneficiárias das atividades turísticas em questão, contribuindo para a reestruturação e crescimento de comércios, propagando as culturas locais e, claro, melhorando a qualidade de vida da população. 

De acordo com o responsável técnico pelo projeto e diretor-executivo da ABET, Dener Fonseca, “todas as ações estão sendo feitas em parceria com o Sebrae-TO e as Prefeituras de cada uma das cidades, e esperamos contar também com a participação ativa de gestores da iniciativa privada e dos moradores desses municípios. Só assim, com a colaboração de todos, conseguiremos elaborar Planejamentos Turísticos Estratégicos que atendam de fato aos anseios e demandas da gestão municipal, do trade e das comunidades. Para a realização do projeto, contaremos com o SITUR, uma base de dados on-line de gestão de destinos turísticos, que vai nos ajudar com a coleta e centralização de informações sobre a oferta e a demanda turística da região. O Sistema tem, hoje, o maior banco de dados do turismo brasileiro e, para essas cidades em que vamos trabalhar, já temos mais de 80% da oferta turística mapeada. Nossa expectativa é finalizar toda a fase de pesquisas até o fim de janeiro”. 

As visitas presenciais dos pesquisadores – que estarão devidamente identificados com uniforme e crachá – visam mapear negócios turísticos das cidades (como hospedagens, meios de alimentação, atividades, atrativos e comércios turísticos), e esse é um passo fundamental para a conclusão do Inventário.

Sendo assim, pedimos que atendam e recebam a equipe da ABET e, em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato pelos canais oficiais da Secretaria Municipal de Turismo da sua cidade.

Fotos: João Carlos Tobias / ABET.

Outras notícias

Menu