Ações fazem parte do projeto Cidade Empreendedora, envolverão 41 cidades do estado e serão auxiliadas por suas Secretarias de Turismo municipais e pelo SITUR (Sistema de Inteligência Turística).
As cidades de Aparecida do Rio Negro, Dianópolis, Marianópolis do Tocantins e Peixe recebem, em março, a equipe de pesquisadores da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) para o início dos trabalhos de campo nas cidades, com foco no levantamento do Inventário da Oferta Turística para mapear o que esses municípios têm a oferecer aos visitantes. A pesquisa está sendo realizada em duas etapas, sendo que a primeira foi feita via telefone e a segunda é focada no trabalho presencial, em que os pesquisadores estão visitando os estabelecimentos turísticos.
O turismo é uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento local em virtude de seu papel relevante em questões econômicas e sociais e, nesse caso, tem as comunidades que ali residem como principais beneficiárias das atividades turísticas em questão, contribuindo para a reestruturação e crescimento de comércios, propagando a cultura local e, claro, melhorando a qualidade de vida da população.
Segundo o diretor-executivo da ABET, Dener Fonseca, “para concluir a etapa de inventariação da oferta turística municipal, vamos contar com o SITUR, uma base de dados on-line de gestão de destinos turísticos que vai nos ajudar com a coleta e centralização de informações sobre os empreendimentos. Essa fase é uma das mais importantes de todo o trabalho, pois, a partir dela, teremos uma noção mais real do que a cidade tem a oferecer aos visitantes e, com essas informações em mãos, conseguiremos traçar estratégias palpáveis e assertivas para o desenvolvimento do turismo no município”.
Para o secretário de Meio Ambiente, Pesca e Turismo de Marianópolis do Tocantins, Laudemir de Sá, “esse trabalho que está sendo feito em conjunto com o SEBRAE-TO e a ABET é o pontapé do que acredito ser um projeto que trará muitos benefícios para nossa cidade. Entender o que temos como oferta turística nos ajudará a preparar melhor nossos produtos e serviços para receber bem os visitantes, além de criar novas oportunidades de trabalho e renda para nossos munícipes. Com os dados em mãos, será muito mais fácil traçarmos estratégias que atendam de fato aos anseios do nosso trade turístico e das comunidades que aqui vivem”.
E, nessa parceria, o SEBRAE-TO atua forte quanto ao fortalecimento das empresas locais, como destaca o analista da Regional Vale do Araguaia, Ademir Whitman: “nossa intenção é apoiar o município em todas as questões relacionadas ao desenvolvimento do turismo, descobrindo os potenciais regionais e contribuindo, assim, para o crescimento e longevidade dos negócios da cidade”.
Marianópolis do Tocantins: lar do Parque Estadual do Cantão
Marianópolis do Tocantins divide com as cidades de Caseara (TO) e Santana do Araguaia (PA) a localização do Parque Estadual do Cantão. Reduto de espécies da fauna e flora brasileira (algumas, inclusive, ameaçadas de extinção), o local fica entre os biomas do Cerrado e da Amazônia e é tido como berçário de peixes do médio Araguaia. Criado em 1998, o Parque favorece o desenvolvimento sustentável e a promoção do turismo e sua proximidade com a natureza oferece a moradores e visitantes acesso a trilhas, passeios de balsa e de canoas indígenas, circuitos de arvorismo, observação dos ecossistemas locais, praias de água doce e é até mesmo um ponto muito procurado para a realização de pesquisas científicas.
Peixe: história e natureza que invocam enorme potencial turístico
Com suas praias às margens do Rio Tocantins, Peixe tem um charme peculiar entre as cidades tocantinenses. O destino é ideal para todos os tipos de viajantes: pescadores, aventureiros e amantes da natureza ficam encantados com tudo o que o município tem a oferecer. Para a secretária de Turismo da cidade, Rosilene Pereira, “fazer esse mapeamento do turismo no município é uma aposta na melhoria de seu desenvolvimento econômico e social, além de projetar a imagem de Peixe e seus atrativos para outros destinos, gerando investimento, novas fontes de renda para a população e expandindo os negócios locais, contribuindo também para a qualidade de vida de quem ali reside e para a preservação das suas belezas naturais. Dentro do turismo, temos a capacidade de transformar vidas. É um trabalho muito gratificante. Então o que pudermos fazer para ajudar a nossa cidade, nós vamos fazer. Estamos muito empenhados nisso”.
Dianópolis: belezas naturais, sossego e muito o que desbravar
Sendo uma das mais antigas cidades do Estado do Tocantins, Dianópolis é uma potência turística com diversas atrações naturais, como cavernas, nascentes, rios, cachoeiras e diversas corredeiras. Além disso, o município atrai pela sua cultura e influência das comunidades indígenas da região, como os Gueguês, Acroás e Xerentes. Uma de duas belezas mais notáveis é certamente o Vale Encantado, conhecido pelo percurso muito procurado de travessia de um cânion, passando por trilhas de terra e pela água, além de suas piscinas naturais e quedas d’água que terminam em uma vista contemplativa da natureza.
Para o secretário de Turismo, Magno Moura, “essa etapa é decisiva para a conclusão das demais potencialidades turísticas do município e o que ele tem a oferecer atualmente para seus visitantes. Com essa expansão da atividade turística, os negócios locais tendem a crescer de forma a beneficiar toda a comunidade”.
Aparecida do Rio Negro: religiosidade e saberes populares visam resgatar a cultura local
Localizada a menos de 50 km da capital Palmas, Aparecida do Rio Negro ganhou esse nome em 1987, como uma homenagem à Nossa Senhora Aparecida (padroeira da cidade) e ao Rio Negro, que banha o município. Era a principal rota pra se chegar a Mateiros e, hoje, é forte no turismo religioso com seus tradicionais festejos, além de cavalgadas, do aniversário da cidade e dos eventos de ciclismo. Mais recentemente tem sido feito um movimento para impulsionar o crochê de grampo, uma técnica aperfeiçoada pelas mulheres aparecidenses e que retrata um pouco mais a cultura local.
Foto: Fortaleza dos Guardiões, em Dianópolis/TO.