Quem tem água, tem tudo!

Rio Araguaia potencializa turismo em Pau D´Arco.

Fundado em 1991, o município caracteriza-se pela relação social, econômica e cultural com o Rio Araguaia, local muito procurado para banhos, prática de acampamento, festas e celebrações locais. Cachoeiras e outros atrativos históricos compõem a paisagem da cidade que atrai visitantes de diversos locais – o município é o principal acesso entre o norte do Tocantins e o sul do estado do Pará.

De acordo com a secretária de Turismo, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, Mauracy Gomes de Farias, “Pau D’Arco tem grande potencial turístico e estamos muito comprometidos com as ações para desenvolvermos ainda mais o setor por aqui, principalmente na área do ecoturismo, pois o município dispõe de muitas belezas naturais, como o Rio Araguaia, que é nossa principal fonte econômica atualmente, seja ela pela pesca ou pelo turismo. Nessa fase do Inventário, conseguimos mapear 128 leitos, 7 espaços de atrações turísticas e capacidade de atendimento para quase 400 pessoas nos restaurantes, bares e lanchonetes locais. É muito bom fazer parte desse projeto e tenho certeza de que conseguiremos resultados positivos para todas as pessoas envolvidas diretamente ou não com o turismo em nossa cidade, de ponta a ponta”.

Sebrae-TO é peça-chave para o desenvolvimento turístico do estado

Parte do trabalho de desenvolvimento e promoção do turismo está em preparar os empreendimentos locais para atender e receber bem seus visitantes. Nesse processo, as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) merecem uma atenção especial, e o Sebrae atua forte na preparação e integração delas em toda a cadeia produtiva quanto à produção de riquezas e também quanto ao desenvolvimento de uma região ou território, promovendo geração de trabalho e valorização econômica dos patrimônios natural e cultural brasileiros.

De acordo com superintendente do Sebrae-TO, Moisés Gomes, “uma iniciativa organizada sob forma de projeto para apoiar a competitividade das empresas precisa contar com a integração de competências e atribuições dos diversos atores institucionais. É preciso buscar a construção de verdadeiras alianças com cada instituição, percebendo claramente a importância da atuação sinérgica para geração de ganhos, tanto para os parceiros quanto para o público beneficiário das ações. Assim, o SEBRAE-TO, em conjunto com seus parceiros, busca desenvolver o turismo no estado de forma sustentável, organizada e planejada com foco em resultados efetivos para as comunidades ligadas ao turismo”.

Para o gerente da Regional Médio-Norte do SEBRAE-TO, Aldeni Torres, “o turismo é uma atividade muito importante para o desenvolvimento local das cidades. E o SEBRAE carrega, com muito orgulho, essa bandeira de apoiar os gestores municipais no desenvolvimento das pequenas empresas. Cada município tem suas particularidades e, por meio do Inventário, conseguiremos identificar com mais clareza os desafios e potenciais que temos na cidade”.

Outras notícias

Menu