Inventário de Oferta Turística de São Bento do Tocantins mapeia o que o município tem a oferecer a seus visitantes.
Estrategicamente localizada no meio da região do Bico do Papagaio, São Bento do Tocantins é uma cidade conhecida pelos seus vários atrativos naturais, como cachoeiras e balneários, além de sua população tranquila, acolhedora e muito receptiva ao turismo, qualidades estas que são um excelente cartão de visita para conquistar quem passeia por lá e que ficaram ainda mais evidentes durante os trabalhos de inventariação da oferta turística local.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Saneamento, Turismo e Lazer, Jhon Erles Rodrigues, “nossa cidade está se desenvolvendo cada vez mais e o trade turístico já tem esse olhar empreendedor sobre o setor há um tempo, a ponto de investir no turismo como fonte de emprego e renda para nossos munícipes. Também percebo a população muito aberta para as oportunidades e faz parte da nossa cultura gostar de receber bem o visitante. Aliado a tudo isso, acredito que o projeto que está sendo desenvolvido em parceria com o SEBRAE-TO e a ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) terá um papel fundamental e expressivo quanto ao desenvolvimento do turismo na nossa cidade, pois acreditamos que ele nos ajudará a nortear ações em prol de melhorias em infraestrutura, logística, hospedagem, atendimento e divulgação dos nossos atrativos e atrações. Aliás, vai contribuir para melhorar tudo: nossas estradas, sinalização, demais serviços, além de atrair mais investimentos externos, e isso será refletido positivamente para as comunidades e indústrias locais. Com os dados iniciais que foram levantamos, por exemplo, descobrimos que nossa capacidade de atendimento em equipamentos de alimentação é para 1.630 pessoas (sendo 335 no Centro e mais de mil na Zona Rural) e, em meios de hospedagem, temos mais de 600 leitos (sendo que a grande maioria está na Zona Rural). Além disso, temos atrativos que conseguem receber centenas de pessoas por dia, como o Balneário Rancho Novo (que tem capacidade para 350 visitantes) e o Balneário Boa Esperança (200 pessoas). Outro diferencial que faz da nossa cidade perfeita para participar desse projeto é o fato de estarmos muito bem localizados e termos fácil acesso aos estados do Pará e do Maranhão e a várias cidades tocantinenses, nos permitindo fazer parte de diferentes tipos de roteiros por essas regiões. Com o trabalho que está sendo feito, conseguiremos favorecer economicamente não só as pessoas que atuam diretamente com o turismo, mas vamos potencializar o desenvolvimento socioeconômico de todo o nosso município”.
Mais oportunidades e qualidade de vida para moradores
Turismo vai muito além de visitar pontos e atrativos turísticos. O setor movimenta a economia de ponta a ponta e traz benefícios, diretos e indiretos, para toda a população e a cadeia produtiva de um município.
Exemplo disso é o Restaurante Delícias Caseiras da Arlene, um ambiente familiar e que representa não só uma fonte de renda para a dona Maria Arlene Milhomem, mas também seu sonho de vida, de ter seu próprio cantinho para fazer uma das coisas de que mais gosta: espalhar afeto e amor por meio da comida.
Para ela, a cidade representa muito de sua história e foi lá que ela construiu sua família e se realizou: “minha história com São Bento é antiga, desde a época que o município fazia parte de Araguatins ainda. Me casei aqui, construí minha vida aqui e me dediquei desde sempre ao setor de alimentação. Comecei trabalhando como salgadeira na época em que um salgadinho custava 10 centavos. A primeira pizza da cidade fui eu que fiz! Também vendi rosquinha por muito tempo nas ruas e de casa em casa e forneci lanches para a escola local. A cidade é pequena, às vezes tinha pouca demanda, mas conseguimos vencer os desafios e fazer nossa vida aqui. Hoje, tenho meu próprio restaurante e sei que o sonho está só começando, ainda tenho muito o que fazer e crescer na minha área. Nossa cidade é muito rica em turismo e todo mundo que vem de fora gosta do que vê. Na nossa época de verão, os balneários e demais atrativos ficam cheios e nossa expectativa é de que esses visitantes também venham ao nosso restaurante. Servimos café da manhã, almoço e janta, e queremos fazer as pessoas se sentirem em casa aqui, queremos atender bem para que voltem. A rotatividade de pessoas é grande, então coloco meu melhor a cada dia e a cada nova refeição que sirvo para oferecer a uma experiência única sempre. Com os investimentos que estão sendo feitos para impulsionar o nosso turismo, acredito que também colheremos excelentes frutos e poderemos dar continuidade aos nossos sonhos”.
SEBRAE-TO é fundamental para o desenvolvimento do Turismo no estado.
Parte do trabalho de desenvolvimento e promoção do turismo está em preparar os empreendimentos locais para atender e receber bem seus visitantes. Nesse processo, as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) merecem uma atenção especial, e o Sebrae atua forte na preparação e integração delas em toda a cadeia produtiva quanto à geração de riquezas e também quanto ao desenvolvimento de uma região ou território, promovendo novos postos de trabalho e valorização econômica dos patrimônios natural e cultural brasileiros.
De acordo com superintendente do Sebrae-TO, Moisés Gomes, “uma iniciativa organizada sob forma de projeto para apoiar a competitividade das empresas precisa contar com a integração de competências e atribuições dos diversos atores institucionais. É preciso buscar a construção de verdadeiras alianças com cada instituição, percebendo claramente a importância da atuação sinérgica para geração de ganhos, tanto para os parceiros quanto para o público beneficiário das ações. Assim, o SEBRAE-TO, em conjunto com seus parceiros (como a Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Tocantins – ADETUC), busca desenvolver o turismo no estado de forma sustentável, organizada e planejada, com foco em resultados efetivos para as comunidades ligadas ao turismo”.