São José do Rio Pardo lança oficialmente o maior programa de desenvolvimento turístico que a cidade já teve

O município segue investindo para se firmar como um dos melhores destinos turísticos de SP.

Depois das etapas de atualização do Inventário da Oferta Turística, das diversas pesquisas feitas com o trade, a população e o Poder Público, da análise de dados via Big Data e do Diagnóstico e Prognóstico da Atividade Turística, chegou o momento mais aguardado dos últimos meses: ontem (28/04) foram lançados o SITUR Rio Pardo (Sistema de Inteligência Turística), a Identidade Visual Turística (marca turística) e o Portal Turístico oficial da cidade.

Para o secretário municipal de Turismo, Mauro Buzatto Amaral, “esse programa de desenvolvimento representa um divisor de águas para a cidade. São José tem uma vocação natural para o turismo e, com o avanço dos trabalhos, estamos ainda mais empenhados para que as ações saiam do papel, numa união de forças entre Poder Público, iniciativa privada e COMTUR. A atividade turística é uma das mais importantes entre os setores econômicos, tanto para a geração de emprego e renda como para a criação de novos negócios e o aumento da produção de bens e serviços, uma vez que traz com ela desenvolvimento para a cidade e melhorias em sua infraestrutura, gerando benefícios à comunidade local e aos turistas. Estamos muito satisfeitos com as diretrizes apontadas no novo Plano Diretor de Turismo (PDT) e, agora, temos a oportunidade de olhar para a nossa cidade com uma visão mais estratégica, com foco nas oportunidades que a atividade turística pode gerar para todos. Aliado a isso, não tenho dúvida de que a plataforma SITUR Rio Pardo fará enorme diferença na gestão do turismo em nosso município, uma vez que ela é bem completa e, com a alimentação dos dados, será mais eficiente e imediata sua atualização, auxiliando nas decisões que devemos tomar para promover o setor. Acredito que o Sistema será fundamental para alcançarmos nossos objetivos”.

A ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) foi a empresa contratada para fazer a atualização do PDT e está otimista sobre os próximos passos do projeto, conforme explica a coordenadora de campo e responsável pelo trabalho, Kássia Monteiro: “Rio Pardo foi um destino desafiador. Conseguimos mapear a oferta turística, aplicamos estudos de demanda e ministramos oficinas para que o trade aprendesse a usufruir do máximo potencial do SITUR Rio Pardo, e estou muito feliz com os resultados que conseguimos até agora. Percebo que o município – seja na figura da Prefeitura e da Secretaria, seja pela iniciativa privada – está muito empenhado em fazer as coisas acontecerem de verdade. Nossa equipe foi muito bem recebida em todos os ambientes e percebo que as pessoas estão motivadas a executarem o Plano. Estamos muito orgulhosos por poder contribuir para o desenvolvimento do turismo da (agora também nossa) querida Rio Pardo”.

A nova turismóloga da Prefeitura, Michelle Pavan Mori, também destaca o sucesso do evento e reforça a importância desse olhar mais estratégico e bem planejado que o setor está vivenciando no município: “a nova marca turística trouxe à tona a verdadeira vocação turística do nosso município e o portal coloca nossa cidade na vitrine, promovendo nossos atrativos e nossa estrutura para o mundo, com infinitas oportunidades para o trade turístico. A população deve começar, desde já, a conhecer todas as ferramentas de planejamento e gestão, além do SITUR Rio Pardo, para avançar no fomento do turismo e entender o seu potencial turístico. A partir disso, acredito que o sentimento de pertencimento seja uma consequência natural. Esse projeto é resultado de um intenso e imersivo estudo feito para consolidar de vez a mentalidade hospitaleira e turística para o já tão acolhedor povo rio-pardense. Acredito que tanto o trade turístico quanto a população e nossos atuais e futuros visitantes ficarão muito satisfeitos com avanço que o setor terá nos próximos anos, e os maiores beneficiados com as ações com certeza serão os moradores, pois foi tudo pensado com foco em trazer mais bem-estar e frutos positivos para eles”.

Para finalizar, o prefeito Márcio Calegari Zanetti  completa: “Este é um momento de muita felicidade e esperança para nossa cidade e nos traz uma expectativa imensa, pois é um projeto grandioso o que estamos vivendo aqui. Além do impacto social significativo, pois acreditamos que ele irá colaborar para a recuperação da autoestima do rio-pardense, também estamos vislumbrando um crescimento econômico muito positivo, uma vez que com os investidores ganham mais confiança para desenvolver ainda mais os próprios negócios no município. Com a organização e a valorização dos pontos de interesse turístico, também esperamos atrair investidores externos e, assim, consolidar de vez nossa cidade como uma das melhores para se viver e visitar no estado de São Paulo. Se eu puder deixar uma mensagem para nossos visitantes é a de que nossa cidade está preparada para recebê-los muito bem, com inúmeras opções de alimentação, hospedagem e entretenimento, além dos nossos atrativos turísticos. Venham para Rio Pardo e surpreendam-se com nossas maravilhas naturais e nossa hospitalidade”.

Assista ao vídeo do lançamento da nova identidade visual (marca turística) de São José do Rio Pardo aqui.

Outras notícias