Tecnologia de Minas Gerais com foco no turismo chama a atenção na ABAV 2021

Participantes do painel “O uso da tecnologia na gestão de Destinos Turísticos Inteligentes – DTIs”.

Apresentação do SITUR foi aplaudida antes mesmo de terminar.

O primeiro dia da 48ª ABAV Expo & Collab começou com tudo. E, notoriamente, um dos destaques da Vila do Saber, espaço que faz parte da programação da feira, foi a apresentação do SITUR (Sistema de Inteligência Turística), feita no painel “O uso da tecnologia na gestão de Destinos Turísticos Inteligentes – DTIs”, na última quarta-feira (06/10), na sala Mangue Seco. A reunião também contou com as ilustres participações do secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério de Turismo, William França, do gerente-geral da Smart Tour Brasil, Alexandre Figueiredo, e do gerente do Sebrae Nacional, Cesar Rissete, como moderador.

O diretor-executivo da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) – empresa que detém os direitos de comercialização do Sistema –, Dener Fonseca, começou sua apresentação agradecendo ao Sebrae Nacional, na figura da Ana Clévia, pelo convite e, logo em seguida, mostrou ao auditório cheio como o SITUR funciona: é uma plataforma on-line, um painel administrativo para gerenciar informações e, com ele, é possível ter dados reais sobre o que o destino tem a oferecer (como quantos e que tipos de equipamentos de hospedagem e de alimentação tem, quais são os atrativos e demais negócios turísticos), quantos produtos o destino tem na prateleira atualmente, além de analisar o comportamento do visitante que busca e/ou vem à cidade (mapeando-o, por exemplo, em plataformas como Booking e TripAdvisor), entre várias outras informações. “Trabalhamos com o SITUR há seis anos e, hoje, ele já está implantado em várias cidades brasileiras, como Campos do Jordão, São José do Rio Pardo, Cunha e Garça, em São Paulo; Itamonte, em Minas Gerais; e Paranaguá, no Paraná. Achei muito interessante a apresentação do secretário William França sobre o projeto de Destinos Turísticos Inteligentes que o Ministério do Turismo está desenvolvendo, pois o SITUR está bem alinhado às demandas citadas e com certeza tem muito a contribuir para que este projeto saia do papel (assim como outros semelhantes) e transforme cidades brasileiras em verdadeiros destinos turísticos inteligentes, tendo a tecnologia de ponta como base e trazendo benefícios reais para toda a comunidade diretamente ou não envolvida nas atividades turísticas de seus municípios”.

Ao final do painel, o secretário William França brincou que “qualquer dia terá um robô do SITUR em seu lugar, pois o Sistema faz a gestão de todos os pontos em que ele atua”. Para completar, foi aberto o microfone para perguntas do público presente e a maioria delas foi sobre o Sistema de Inteligência Turística. “Fiquei muito feliz e realizado por poder participar de um evento tão importante como a ABAV Expo & Collab. É fundamental que tenhamos mais encontros como esse para que a cadeia do turismo se movimente e possa acompanhar mais de perto as tendências e novidades. Poder falar sobre o SITUR para tanta gente e com alcance nacional foi um marco na nossa história e é bom ver como o setor está buscando crescer e desenvolver soluções cada vez melhores para que consigamos fazer do nosso país um destino de turismo sustentável em várias frentes”, concluiu Fonseca.

A ABAV Expo & Collab é uma das maiores e mais importantes feiras de negócios e turismo da América Latina. O evento acontece de forma híbrida com o Collab e reúne toda a cadeia turística em um momento de fortalecimento e preparação para a retomada do setor.

SITUR é ferramenta estratégica para o planejamento de ações turísticas. Entenda o porquê:

-Ambiente de cadastro on-line (Big Data integrando bancos de dados públicos de diferentes fontes, como Ministério do Turismo, Receita Federal, ANAC, ANTT, IBGE, Booking, TripAdvisor, entre outros);

-Ambiente de monitoramento e avaliação (em tempo real);

-Ambiente de promoção turística (portais turísticos oficiais para B2C e para B2B, simultaneamente);

-API aberta (integração com portais parceiros, agências e aplicativos de viagens, pontos de informações turísticas, redes sociais, entre outros).

Outras notícias

Menu