Atualização do Inventário da Oferta Turística faz parte de um pacote de ações que culminará na atualização do Plano Diretor de Turismo.
Após o evento de inauguração dos trabalhos do maior programa de desenvolvimento turístico de São José do Rio Pardo (em 16/09) e do início da implantação do software de gestão de destino turístico, SITUR (Sistema de Inteligência Turística), chegou a vez de conversar com os agentes com interesses relacionados ao turismo para fazer a atualização do Inventário da Oferta Turística do município.
As pesquisas com esse público acontecem entre os dias 23 e 30/09, por meio de contato telefônico e, após essa aproximação inicial, a equipe da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) fará as visitas presenciais (pesquisa de campo) diretamente nos estabelecimentos, entre os dias 04 e 15/10.
Para a coordenadora de campo do contrato da ABET, Kássia Monteiro, “essa é uma etapa crucial para o desenvolvimento do projeto, uma vez que é nessa fase que entendemos melhor o que a cidade tem a oferecer para o visitante, quais são e onde estão localizados os hotéis, pousadas, restaurantes, bares, atrativos e atividades turísticas, entre outros. Pegamos uma amostragem relevante e fazemos um trabalho de conferência de dados dos estabelecimentos, como endereço, telefone e CNPJ, além de contatos de seus proprietários/gestores para que possamos enviar pesquisas ao longo das etapas seguintes. Todo o processo é feito de forma coletiva e colaborativa, sempre com foco em entender as demandas do setor para criarmos um Plano Diretor de Turismo que traga benefícios reais para todos os envolvidos, de ponta a ponta, do empresariado à população local”.
Durante o projeto, também serão feitos o Estudo de Demanda Turística e o Manual de Identidade Visual Turística (que contemplará a nova Marca Turística do município), além de 3 oficinas de capacitação presenciais para o trade, com os temas:
- Cadastramento e gerenciamento on-line de informações turísticas;
- Promoção da oferta turística;
- Monitoramento e avaliação do comportamento da atividade turística.
“Mais pra frente, avançaremos para a construção da identidade visual turística do destino, que será criada de forma participativa e com base na proposta de posicionamento definida pelos agentes turísticos. Todo o conteúdo será reunido em um Manual de Identidade Visual Turística para padronizar a imagem do destino e facilitar seu uso, tanto pelo Poder Público quanto pela iniciativa privada, nas ações de comunicação necessárias para o fortalecimento desse novo posicionamento”, ressalta Monteiro.
Juntos, o novo Plano Diretor de Turismo, a Marca Turística e a implantação do SITUR formam o maior programa de desenvolvimento turístico que São José do Rio Pardo já teve.
A inscrição para as oficinas poderá ser feita, em breve, via formulário eletrônico.