Prefeitura Municipal convoca trade turístico para ação em setembro

Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo convoca trade turístico para ação em setembro.

Atualização do Inventário da Oferta Turística faz parte de um pacote de ações que culminará na atualização do Plano Diretor de Turismo.

Após o evento de inauguração dos trabalhos do maior programa de desenvolvimento turístico de São José do Rio Pardo (em 16/09) e do início da implantação do software de gestão de destino turístico, SITUR (Sistema de Inteligência Turística), chegou a vez de conversar com os agentes com interesses relacionados ao turismo para fazer a atualização do Inventário da Oferta Turística do município.

As pesquisas com esse público acontecem entre os dias 23 e 30/09, por meio de contato telefônico e, após essa aproximação inicial, a equipe da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) fará as visitas presenciais (pesquisa de campo) diretamente nos estabelecimentos, entre os dias 04 e 15/10.

Para a coordenadora de campo do contrato da ABET, Kássia Monteiro, “essa é uma etapa crucial para o desenvolvimento do projeto, uma vez que é nessa fase que entendemos melhor o que a cidade tem a oferecer para o visitante, quais são e onde estão localizados os hotéis, pousadas, restaurantes, bares, atrativos e atividades turísticas, entre outros. Pegamos uma amostragem relevante e fazemos um trabalho de conferência de dados dos estabelecimentos, como endereço, telefone e CNPJ, além de contatos de seus proprietários/gestores para que possamos enviar pesquisas ao longo das etapas seguintes. Todo o processo é feito de forma coletiva e colaborativa, sempre com foco em entender as demandas do setor para criarmos um Plano Diretor de Turismo que traga benefícios reais para todos os envolvidos, de ponta a ponta, do empresariado à população local”.

Durante o projeto, também serão feitos o Estudo de Demanda Turística e o Manual de Identidade Visual Turística (que contemplará a nova Marca Turística do município), além de 3 oficinas de capacitação presenciais para o trade, com os temas:

  • Cadastramento e gerenciamento on-line de informações turísticas;
  • Promoção da oferta turística;
  • Monitoramento e avaliação do comportamento da atividade turística.

“Mais pra frente, avançaremos para a construção da identidade visual turística do destino, que será criada de forma participativa e com base na proposta de posicionamento definida pelos agentes turísticos. Todo o conteúdo será reunido em um Manual de Identidade Visual Turística para padronizar a imagem do destino e facilitar seu uso, tanto pelo Poder Público quanto pela iniciativa privada, nas ações de comunicação necessárias para o fortalecimento desse novo posicionamento”, ressalta Monteiro.

Juntos, o novo Plano Diretor de Turismo, a Marca Turística e a implantação do SITUR formam o maior programa de desenvolvimento turístico que São José do Rio Pardo já teve.

A inscrição para as oficinas poderá ser feita, em breve, via formulário eletrônico.

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